quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Novos tempos, novos rumos?
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
II COPA MENINAS DE IRACEMA
SUB-17 DE FUTEBOL DE CAMPO
A II Copa Meninas de Iracema, para meninas nascidas a partir de 1992, tem sido promovida e organizada pelo União Desportiva Messejana (UDM), com a finalidade de fomentar e construir um Futebol Feminino de Base.
Em sua 2ª edição, o evento já integra o calendário esportivo da cidade de Fortaleza, e busca criar novas perspectivas e motivação para as meninas do nosso estado.
Vale ressaltar que nenhuma taxa tem sido cobrada.
Registre-se ainda que haverá premiação para a equipe campeã, além de troféus e medalhas para as equipes campeã e vice, e troféus para a artilheira e melhor goleira.
Informações pelo site:
www.uniaomessejana.org
Equipes Participantes:
· América
· As Patricinhas
· Fortaleza
· União Desportiva Messejana
· Vila Real/Pacatuba
Contatos:
Prof. Renezito: 8877.7096
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Pré-produção
Em 2009, com os investimentos feitos no futebol, Botucatu esteve em evidência no cenário nacional, com as boas campanhas da equipe que leva o nome da cidade nos campeonatos paulista, brasileiro, nos Jogos Abertos do Interior e nos Jogos Regionais.
Para manter o destaque da cidade a Secretaria de Esportes e Lazer local está em busca de parceiros de diferentes segmentos da sociedade para viabilizar recursos que mantenham a equipe feminina do Botucatu Futebol Clube.
Os esforços da prefeitura da cidade devem-se à impossibilidade dos governantes repassarem verbas para a agremiação, por conta de problemas administrativos do time.
A primeira investida de Antônio Carlos Pereira, secretário de Esportes de Botucatu, foi convidar o Sesi para assumir a equipe. Não houve sucesso. Por isso, Pereira conversou com a Associação Atlética Ferroviária (AAF), que aceitou montar o novo projeto de futebol feminino da equipe com o nome da cidade.
De acordo com o projeto, serão contratadas quatro atletas de bom nível técnico para receberem salários de cerca de R$ 3.500,00. Além disso, outra quatro jogadoras de nível médio seriam trazidas, com salários de R$ 2.000,00. Por fim, mais 10 meninas seriam selecionadas em Botucatu. Estas receberiam mensalmente entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00. Contudo, para que essas pretensões sejam levadas adiante, será necessário o apoio da iniciativa privada.
“Seriam quatro empresas e cada uma arcaria com a despesa de uma jogadora de bom nível e outra de nível médio, ou seja R$ 5.500,00 mensais. As 10 jogadoras da casa seriam financiadas pelo comércio local”, contou Pereira. “O alojamento das atletas seria no Ginásio Municipal de Esportes, onde seis salas iriam ser transformadas em dormitórios. Já as refeições das atletas viriam da Cozinha Piloto, que serve a merenda da rede escolar”, completou o secretário.
Outras despesas como o pagamento mensal do técnico (R$ 2.500,00), preparador físico (R$ 1.500,00), preparador de goleiros (R$ 1.200,00), viagens e outras despesas seriam arcadas pela Prefeitura e faculdades de Botucatu.
Pereira confirmou que os empresários que fizerem parte do projeto terão o nome das suas respectivas empresas estampado nas camisas das jogadoras. Também estarão nas camisas o logotipo da Ferroviária e da prefeitura.
“A nossa intenção é manter o futebol feminino em atividade e para isso o prefeito João Cury não medirá esforços. O objetivo é fazer com que o futebol feminino continue a representar nossa cidade”, conclui.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
A vez das mulheres
O futebol feminino do Brasil parece que começou a encontrar seu espaço dentro da grade esportiva nacional. Domingo sem futebol dos homens, oportunidade rara para lotar um estádio do Pacaembu na esteira do feriadão de Natal que se aproxima. Foram quase 40 mil torcedores na ensolarada tarde de domingo paulistana, mais um bom tanto de audiência pela telinha.
É um alento para o futebol feminino. Sim, o torneio não valia nada, não trouxe novos patrocinadores para as meninas e muito menos assegura a existência de uma liga nacional decente para a modalidade no país. Mas é uma excelente forma de fazer com que o esporte fique mais próximo do dia-a-dia das pessoas.
Se fizermos um balanção do ano, pode-se dizer que o futebol feminino ganhou bastante espaço na temporada, sendo uma das modalidades que mais progrediu neste 2009 meio que abalado pela crise.
Primeiro, com a Copa Santander Libertadores para elas. Para melhorar a situação em solo tupiniquim, a vitória mais do que anunciada do time do Santos atraiu a mídia para o esporte. E, agora, com o desafio internacional, idealizado e organizado pela prefeitura de São Paulo, a mídia e o público voltaram a dar bola para as meninas.
É o começo de um processo. E, nesse caso, vale a ressalva do que foi a disputa deste domingo entre Brasil e México.
Um evento que não contou com participação da CBF na sua organização, e que não teve transmissão da Globo na TV. Os outros esportes poderiam se espelhar no exemplo do futebol feminino para que repensassem se vale mesmo a pena ficar nas mesmas amarras de sempre e reclamar da falta de apoio da mídia para seu desenvolvimento..
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Outra vez
O futebol feminino, definitivamente, caiu no gosto do telespectador da Band. Na última quarta-feira, a partida entre Brasil e China - que terminou 3 a 0 para as brasileiras -, válida pelo Torneio Internacional Cidade de São Paulo, chegou aos 12 pontos de pico. A média foi de 9,3 pontos das 22h às 23h51.
A transmissão deixou a emissora por 13 minutos no segundo lugar do Ibope. Na média, a Band ficou com a terceira colocação, à frente do SBT, que obteve média de 5,2 pontos no mesmo período.
O resultado ratifica o bom desempenho da modalidade no canal. Os dois primeiros confrontos da seleção brasileira no torneio - contra Chile e México - renderam, respectivamente, 8,5 e 8 pontos de média à emissora na semana passada.
Nos dois jogos, o pico ultrapassou a casa dos dez pontos, num resultado superior aos índices obtidos pelos homens na maioria das rodadas dos torneios continentais, nacionais e estaduais da temporada de 2009.
Na quarta-feira à tarde, por exemplo, o canal mostrou a classificação do Barcelona à decisão do Mundial de Clubes da Fifa e registrou 5 pontos de média. No dia anterior, a vitória do Estudiantes sobre o Pohang Steelers por 2 a 1 obteve apenas 3 pontos no Ibope.
O recorde masculino na temporada é de 11 pontos, marca alcançada em duas ocasiões: nos clássicos Corinthians x Santos, na final do Campeonato Paulista, e Corinthians x Palmeiras, já pelo Brasileiro. A média geral do Nacional, contudo, girou em torno de 6 pontos, resultado obtido, inclusive, na rodada decisiva do campeonato.
A estratégia do acordo de mídia do Torneio Internacional é exibir as partidas em horário nobre, a fim de ajudar o comercial. Os oito jogos do evento (seis da primeira fase, disputa de terceiro e quarto lugar e a decisão) estão indo ao ar pelo canal Bandsports (TV fechada), e quatro delas (as três do Brasil na primeira fase e a disputa do título) na Band.
Os duelos programados para a rede aberta foram marcados às 21h50 de quarta-feira (Brasil x Chile e China x Brasil) e na tarde de domingo (Brasil x México aconteceu às 18h, enquanto a decisão será realizada às 16h).
A estratégia tem surtido efeito, já que na último torneio de futebol feminino que exibiu, a Copa Santander Libertadores da América, em outubro, a Band conseguiu médias entre 5 e 6 pontos com o título do Santos, liderado pelas estrelas Marta e Cristiane.
Cada ponto no Ibope equivale a 54 mil domicílios na Grande São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.
Fonte: Máquina do Esporte
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Nos dois jogos, o pico ultrapassou a casa dos dez pontos, num resultado superior aos índices obtidos pelos homens na maioria das rodadas dos torneios continentais, nacionais e estaduais de 2009.
Na quarta-feira (9), por exemplo, o canal também mostrou o duelo entre Dínamo de Kiev e Barcelona no encerramento da primeira fase da Liga dos Campeões da Uefa, competição interclubes mais badalada do mundo. A vitória do time catalão registrou apenas 4,5 pontos de média, com pico de 6 pontos.
O recorde masculino na temporada é de 11 pontos, marca alcançada em duas ocasiões: nos clássicos Corinthians x Santos, na final do Campeonato Paulista, e Corinthians x Palmeiras, já pelo Brasileiro. A média geral do Nacional, contudo, girou em torno de 6 pontos, resultado obtido, inclusive, na rodada decisiva do campeonato.
A estratégia do acordo de mídia do Torneio Internacional é exibir as partidas em horário nobre, a fim de ajudar o comercial. Os oito jogos do evento (seis da primeira fase, disputa de terceiro e quarto lugar e a decisão) estão indo ao ar pelo canal Bandsports (TV fechada), e quatro delas (as três do Brasil na primeira fase e a disputa do título) na Band.
Os duelos programados para a rede aberta foram marcados às 21h50 de quarta-feira (Brasil x Chile e China x Brasil) e na tarde de domingo (Brasil x México aconteceu às 18h, enquanto a decisão será realizada às 16h).
A estratégia tem surtido efeito, já que na último torneio de futebol feminino que exibiu, a Copa Santander Libertadores da América, em outubro, a Band conseguiu médias entre 5 e 6 pontos com o título do Santos, liderado pelas estrelas Marta e Cristiane.
Fonte: Máquina do Esporte
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Opinião
FATOS, DESAFIOS, LEMBRANÇAS E DECEPÇÕES
Paulo Medeiros*
FATOS. No último dia 1º de dezembro o Santos FC tornou-se bicampeão da Copa do Brasil de Futebol Feminino. Foi uma campanha arrasadora da equipe feminina de Vila Belmiro: 7 jogos, 7 vitórias, 49 gols pró, 1 gol contra, e ainda teve as duas artilheiras da competição (Marta e Cristiane), que também foram escolhidas, respectivamente, a melhor e a segunda melhor jogadora da Copa. Parabéns á equipe do litoral paulista.
DESAFIOS. Agora é tentar manter o nível de qualidade da equipe para a disputa do mundial interclube de futebol feminino, que provavelmente será antecipado de abril para março/2010. É uma tarefa difícil, já que a equipe brasileira terá que competir financeiramente com o Los Angeles Sol, equipe norte-americana que detém os direitos federativos de Marta, e com o Chicago Red Stars, outra equipe norte-americana que mantém um pré-contrato com a atleta Cristiane, e que são, sem nenhuma dúvida, as principais responsáveis pelo espetacular desempenho da equipe feminina de futebol do Santos FC no segundo semestre do ano que se encerra.
LEMBRANÇAS. Muito se fala sobre a infame “memória curta” do brasileiro quando se trata, por exemplo, de reeleger políticos corruptos ou crucificar técnicos de futebol, vencedores de campeonatos recentes, após duas ou três derrotas de seus times. Em minha opinião, esta afirmação de “memória curta do brasileiro” é outra denominação casuísta para “manipulação de massa”. É através desta prática que os políticos corruptos conseguem convencer seus incautos e ingênuos eleitores de que a “suposta corrupção” não passa de uma campanha sórdida de adversários políticos. E é também através desta prática que, em determinadas situações, alguns ditos “formadores de opinião” contagiam torcedores e diretores de clubes com comentários direcionados exclusivamente a derrubar técnicos que não contam com a sua simpatia.
Quando lembrados, todos os torcedores brasileiros se orgulham da fantástica campanha da seleção de futebol feminino no último campeonato mundial e nas Olimpíadas de Pequim, quando foi vice-campeã em ambas, e do excepcional desempenho vitorioso nos Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro. Inegável a alegria e o prazer contagiante que sentíamos ao ver nossas garotas e mulheres pela TV, jogando nestas competições um futebol vibrante, determinado e espontâneo, beirando o altruísmo. Bem diferente do futebol masculino profissional atual, mais marcado por mercenários de todos os tipos e níveis (técnicos, juízes, dirigentes e jogadores) do que pela paixão pelo futebol. Para estes, mais vale preservar-se de “bolas divididas”, afinal, ganhando ou perdendo seu salário estará sempre depositado na conta bancária ao final ou começo do mês.
Temos que nos despir da hipocrisia e constatar que precisamos nos espelhar na garra e na vontade destas garotas e mulheres, que buscam o merecido reconhecimento de seus esforços e talentos em verdadeiras batalhas, não contra adversários dentro das linhas do gramado, mas enfrentando preconceitos simplesmente porque ainda existe a presunção da maioria dos dirigentes (de clubes e patrocinadores) de que “mulher e futebol não combinam”.
Poder-se-ia o prezado leitor questionar: isso não existe, é um absurdo afirmar que ainda ocorre este preconceito. A este respeito devolvo a dúvida com outro questionamento: afora as transmissões motivadas pelo “efeito Marta” nas partidas do Santos FC, o caro leitor lembra-se de ter assistido na TV alguma partida de futebol feminino em 2009? Tivemos a transmissão de incontáveis jogos e torneios das várias categorias de futebol masculino (sub-15, sub-17, juvenil, profissional, máster, etc), dos campeonatos italiano, alemão, francês, argentino, inglês, português, japonês e até da Turquia (com todo respeito)... mas de futebol feminino, como diria meu saudoso avô, necas de piti biriba.
Mais uma vez poder-se-ia questionar: mas não existem campeonatos femininos interessantes para as redes de TV no Brasil. Aí cria-se um circulo vicioso: não é interessante porque não consegue patrocínio, e não existe patrocínio porque não é interessante. É preciso iniciativas inovadoras e corajosas como a do Santos FC para fazer ruir este círculo vicioso.
DECEPÇÕES. No Estado do Ceará então, a situação do futebol feminino beira o ridículo e inaceitável. A Liga Cearense de Futebol Feminino-LCFF, juntamente com uma ou duas entidades igualmente abnegadas e esforçadas defensoras do desenvolvimento desta prática esportiva por estas paisagens, constantemente vêem suas idéias e esforços serem barradas justamente pela falta de patrocínio e, principalmente, pela falta de apoio institucional e financeiro daqueles que deveriam ser seus principais parceiros nesta empreitada: a Federação Cearense de Futebol e a Secretaria Estadual de Esportes.
Permito-me ressaltar que não se trata de críticas gratuitas e oportunistas. Lembro ao prezado leitor que em artigo anterior (A CÉZAR O QUE É DE CÉZAR... A FERRUCIO O QUE É DE FERRUCIO), publicado neste mesmo espaço gentilmente cedido pelo brilhante comentarista e locutor esportivo Benê Lima, tive a oportunidade de levar ao conhecimento público algumas injustiças cometidas levianamente contra a Sesporte e seu dirigente máximo. É uma constatação simples e objetiva: NÃO EXISTE BOA VONTADE E NEM INTERESSE DA FCF E DA SESPORTE EM AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DO FUTEBOL FEMININO NO ESTADO DO CEARÁ.
Poderia citar várias supostas razões para esta afirmação, mas vou usar do jargão popular mais apropriado para citar a principal: futebol feminino no Ceará “não dá ibope político”. Se assim não o fosse, o planejamento da LCFF de realizar o 1º Torneio Estadual de Futebol Feminino durante o período de recesso do futebol profissional masculino já teria saído da fase de “idéia” e estaria sendo executado. Ou alguém tem dúvidas do apelo motivacional para os torcedores de Juazeiro do Norte, por exemplo, ao saber que sua equipe feminina jogará contra a equipe feminina de Caucaia, no estádio Romeirão, em torneio cujo campeão irá representar o Estado em uma determinada competição nacional?
Temos no Ceará uma equipe de futebol feminino (Caucaia EC) que está entre as oito melhores a nível nacional, status conquistado na última Copa do Brasil da categoria. E este feito foi realizado com quase nenhum apoio das entidades do esporte estadual.
Permitam a estas garotas e mulheres praticantes do futebol feminino do Ceará demonstrar seus talentos e teremos em curtíssimo prazo uma representatividade do Estado ainda mais digna nas competições nacionais, e com certeza até com algumas destas atletas integrando a seleção canarinho. A bem da realidade fica uma pergunta para reflexão de dirigentes e patrocinadores: no futebol masculino teremos condição de projetar nacionalmente algum clube, e conseqüentemente seu patrocinador, em curto ou médio prazos?