quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

image

Santos bate algoz e conquista o bi na Copa do Brasil Feminina


José Edgar de Matos, especial para a GE.Net - São Paulo (SP)

A hegemonia santista no futebol brasileiro feminino acabou ratificada na noite desta terça-feira, quando as comandadas de Kleiton Lima venceram o quarto título somente em 2009. Atuando mais uma vez no estádio do Pacaembu, as Sereias da Vila derrotaram o Botucatu pelo placar de 3 a 0 e conquistaram o bicampeonato da Copa do Brasil da categoria. Novamente, o show ficou por conta de Marta e Cristiane, autoras dos tentos do encontro.

Pela primeira vez, o Santos superou o Botucatu em uma disputa direta. Desde 2007 decidindo as principais competições de futebol feminino, o Botucatu passou pelas Sereias em três oportunidades. Na primeira ocasião, as interioranas eliminaram as praianas na Copa do Brasil logo na primeira fase.

Em 2008, Botucatu passou pelo Santos nas semifinais do Campeonato Paulista. Já nesta temporada, as comandadas de Edson Castro venceram o estadual justamente sobre as Sereias da Vila, que não tiveram as presenças de Marta e Cristiane. A contratação da dupla acabou concretizada após o período de inscrições na FPF (Federação Paulista de Futebol).

Entretanto, nesta Copa do Brasil, os reforços 'galácticos' fizeram a diferença no título. A campanha das jogadoras de Kleiton Lima foi perfeita, com as Sereias vencendo as sete partidas disputadas. A soberania das litorâneas é refletida no saldo de gols durante o torneio. Com Marta e Cristiane, as alvinegras assinalaram 49 gols e sofreram apenas 1, na estreia para o Cresspom-DF.

O jogo - Encarando o algoz pela primeira vez com Marta e Cristiane em campo, o Santos tomou a iniciativa no início do confronto e buscou pressionar o Botucatu, especialmente com jogadas pelas laterais. Com menos de dez minutos, as Sereias da Vila tiveram dois tentos anulados pela árbitra Regildênia de Holanda Moura, que confirmou impedimento de Érika e assinalou falta de Aline Pellegrino.

A velocidade das santistas não demorou a surtir efeito no posicionamento defensivo do Botucatu. Logo aos dez minutos, Fran descolou um lindo passe para Marta. Demonstrando toda a categoria, a Rainha driblou a goleira Renatinha e abriu o marcador para as Sereias da Vila. Festa da torcida praiana no Pacaembu pelo 17º gol da camisa 10 na Copa do Brasil.

Atrás do marcador, o Botucatu adotou uma postura mais ofensiva, principalmente nas investidas pela esquerda da veterana Roseli. Mais ousadas, as meninas do interior assustaram o torcedor santista no Paulo Machado de Carvalho. Aos 20 minutos, a centroavante Grazi ganhou de Aline Pellegrino pela ponta esquerda e soltou a bomba. Para azar da atacante, a bola carimbou o travessão de Andréia.

Ambas as equipes pecavam na hora de definirem a jogada. Dessa forma, o jogo caiu de ritmo. Entretanto, um vacilo defensivo do Botucatu acabou servindo de prêmio para as Sereias da Vila. Aos 39 minutos, Érika recebeu de Marta e cruzou para a segunda trave. Completamente livre, a artilheira Cristiane tocou de cabeça e estufou as redes de Renatinha. Foi o 15º tento da número 89 na competição.

Necessitando reverter o placar, o Botucatu buscou um jogo mais ofensivo na segunda etapa e promoveu duas substituições - entradas de Dani e Rafinha nos lugares de Anne e Roseli. Logo nos primeiros instantes, Bagé arriscou falta de longe e quase surpreendeu a goleira Andréia, que acabou obrigada a espalmar para escanteio.

Entretanto, a melhor qualidade da equipe santista fez a diferença novamente. Aos 26 minutos, Cristiane recebeu dentro da área e apenas rolou para o meio, encontrando Marta. A Rainha dominou e tocou com categoria para definir o marcador e mais um título para as Sereias da Vila nesta temporada.

Abatido pelo terceiro gol sofrido, o Botucatu complicou-se ainda mais aos 30, quando teve sua maior chance para diminuir o marcador. Contudo, Dani bateu o pênalti na trave, para vibração da goleira Andréia. A oportunidade desperdiçada soltou o grito de 'é campeão', tímidos antes da penalidade máxima, das arquibancadas do Pacaembu.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 x 0 BOTUCATU

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 1º de dezembro de 2009
Horário: 21 horas (de Brasília)
Público: 4683 pagantes
Renda: R$ 35.515,00
Árbitra: Regildênia de Holanda Moura
Assistentes: Graziele Maria Crizol e Maria Eliza Corrêa
Cartões Amarelos: Aline Pellegrino (Santos); Bagé, Aline e Andréia (Botucatu)
Cartões Vermelhos: Aline (Botucatu)

Gols: SANTOS: Marta, aos dez minutos do primeiro tempo, e aos 26 minutos do segundo tempo, e Cristiane, aos 39 minutos do primeiro tempo

SANTOS: Andréia; Aline Pellegrino (Pikena), Angélica (Carol Arruda) e Janaína; Maurine, Fran (Thorunn), Ester, Marta e Dani; Érika e Cristiane
Técnico: Kleiton Lima

BOTUCATU: Renatinha; Aline, Bagé, Andréia e Mi; Anne (Dani), Pepê, Formiga e Roseli (Rafinha); Grazi e Giovania (Lucinéia)
Técnico: Edson Castro

Nenhum comentário: