quarta-feira, 28 de abril de 2010

III Conferência Estadual do Esporte será realizada nesta sexta-feira (30)

No evento serão escolhidos 50 delegados que representarão o Ceará na Conferência Nacional, em Brasília

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) promove nesta sexta-feira (30), a partir das 8 horas, a etapa final da III Conferência Estadual do Esporte, que tem por objetivo elaborar as políticas públicas que serão consolidadas no Plano Decenal do Esporte e Lazer, estabelecendo linhas estratégicas, ações, metas e prazos para o esporte e lazer no país nos próximos 10 anos. Na ocasião, serão aprovadas as propostas elaboradas durante as conferências regionais. Haverá também a eleição dos 50 delegados que representarão o Estado na III Conferência Nacional do Esporte, que acontecerá de 3 a 6 de junho, em Brasília.

A conferência estadual reunirá cerca de 560 delegados das diversas regiões, entre representantes de associações e federações esportivas cearenses, gestores municipais, atletas, professores e coordenadores de instituições de ensino superior ligadas ao esporte.

Durante o mês de abril, a etapa estadual contou com conferências locais divididas em seis macrorregiões - Litoral Oeste/ Maciço de Baturité; Região Norte/Ibiapaba; Cariri/Centro Sul; Região Central; Litoral Leste/Região Metropolitana e Sertão dos Inhamuns. Para o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa as conferências regionais “multiplicaram as possibilidades de articulação entre as esferas de governo e os diversos segmentos sociais e, ao mesmo tempo, possibilitaram o engajamento e a participação da população na construção de uma política estadual e nacional do esporte”, afirmou.

Etapa Nacional

Com o tema “Plano Decenal do Esporte – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, a Conferência Nacional do Esporte tem se constituído num espaço de mobilização de diversos segmentos do esporte, proporcionando o diálogo da sociedade civil com o Estado para a proposição e controle de políticas sociais no esporte. A conferência aponta para a concretização do esporte e lazer nas agendas das políticas públicas estruturadoras. O evento ainda aprovará os subsídios para construção do Plano Decenal do Esporte e dará consistência à Política Nacional do Esporte, reafirmando princípios e diretrizes já aprovadas nas conferências anteriores. Serão estabelecidas linhas estratégicas, suas ações, metas e prazos para consolidar o Esporte como política de Estado nos próximos 10 anos.

Linhas Estratégicas

1. Sistema Nacional de Esporte e Lazer
2. Formação e Valorização Profissional
3. Esporte, Lazer e Educação
4. Esporte, Saúde e Qualidade de vida
5. Ciência, Tecnologia e Inovação
6. Esporte de Alto Rendimento
7. Futebol
8. Financiamento do Esporte
9. Infraestrutura esportiva
10. Esporte e Economia

Programação

8h – Credenciamento e entrega de material
8h30 – Cerimônia de Abertura
9h10 – Palestra de abertura
10 às 14h30 – Trabalhos Temáticos em Grupo
14h30 – Plenária final nos grupos: Socialização das propostas dos grupos, apresentação das emendas, aprovação das propostas que irão para o plano de metas e eleição dos delegados
17h – Solenidade de Encerramento

Serviço:

III Conferência Estadual do Esporte
Data: 30 de abril (sexta-feira)
Local: Faculdade 7 de Setembro (Rua Almirante Maximiniano da Fonseca, 1395 – Luciano Cavalcante)
Início: 8 horas

Informações à imprensa:

Lisiane Linhares e Edna Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Se ligue nessa discussão

CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AMPLIÁ-LA


quarta-feira, 14 de abril de 2010


1ª Conferência Municipal do Esporte contou com a participação da LCFF, que garantiu o mais participativo nível de labor e envolvimento

Foram quinze horas de debates e discussões versando sobre dez eixos temáticos

A Liga Cearense de Futebol Feminino (LCFF) mais uma vez firmou seu compromisso em favor não só do futebol feminino, mas do esporte como um todo. Isto se deu através da participação maciça de seus componentes na I Conferência Municipal do Esporte, que representou a fase local da III Conferência Nacional do Esporte que acontecerá de 3 a 6 de junho do corrente, no Distrito Federal.

O evento é uma espécie de mini constituinte do esporte, pela importância de que se reveste e pelas diretrizes com força de lei que dela emanam. Em razão disto, a presença dos diferentes segmentos da população conferem ao encontro um caráter dos mais democráticos e participativos, desse modo legitimando as decisões decorrentes do amplo debate que permeou o acontecimento.

Vale ressaltar que a LCFF conseguiu ocupar três assentos para a etapa seguinte, quando o âmbito passa do municipal para o estadual, já que teve o mérito de eleger três Delegados de sua representação, sendo dois deles na condição de titular e um na condição de suplente. Ademais, foi notória a destacada participação da representação da LCFF, contribuindo assim para a valorização de todas as proposições constantes da totalidade dos eixos temáticos sobre os quais se ergueram estratégias, ações e metas.

Para que se tenha uma idéia da amplitude e do nível dos debates, cerca de 350 (trezentas e cinqüenta) proposições foram analisadas, dentre as 400 (quatrocentas) possíveis. Foram registradas mais de 200 (duzentas) intervenções, entre substituições, supressões e inclusões. Tudo isto como uma prévia para o que acontecerá em Brasília, no encontro nacional, que definirá o Plano Decenal de Esporte e Lazer, que tem os seguintes Princípios:

> Universalização, inclusão social e desenvolvimento humano pelo esporte;
> Democratização da gestão e da participação social;
> Esporte como desenvolvimento econômico e nacional e
> Elevação do nível cultural esportivo da população.

*__ *__ *


Evento reuniu gestores públicos e representantes da sociedade civil

População participa da I Conferência Municipal do Esporte


Evento reuniu gestores públicos e representantes da sociedade civil

Entre os dias 09 e 10 de abril, a população de Fortaleza debateu o futuro das Políticas Públicas de Esporte e Lazer, durante a realização da I Conferência Municipal do Esporte.

Iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, juntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), a Conferência reuniu centenas de gestores públicos e atores sociais no Complexo de Cidadania João Marçal de Mesquita, na Barra do Ceará.

Na abertura do evento, no dia 09 de abril, o titular da Secel, Evaldo Lima, falou da importância de planejar as políticas de esporte para a próxima década, tendo em vista os desafios do Brasil na realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016.

Representando o Ministério do Esporte, o coordenador de mobilização da III Conferência Nacional do Esporte (Região Nordeste), Ossi Ferreira Lima, destacou o caráter democrático das conferências, que fomentam debates nos municípios brasileiros antes de definir metas nacionais para o segmento.

No sábado, 10 de abril, ocorreram os debates sobre as linhas temáticas definidas pela Conferência Nacional. Cada eixo temático definiu 10 linhas de ação gerais e até quatro metas com sugestões de iniciativas para atingir os objetivos determinados.

Após a construção do plano de ações e metas para o Brasil e para Fortaleza, ocorreu a eleição de 90 delegados que irão representar o município na III Conferência Estadual.

A etapa municipal faz parte da III Conferência Nacional do Esporte (CNE), que vai ocorrer em Brasília, entre os dias 03 e 06 de junho.

Prefeitura de Fortaleza / Secretaria de Esporte e Lazer / SECEL

domingo, 4 de abril de 2010

Meninas da seleção farão

amistoso no Recife

Meninas do Recife, atenção! Está programado para o dia 11 de abril, um amistoso da seleção brasileira de futebol feminino que vai rolar aí, na terra do frevo! Olha só que maravilha! A equipe adversária ainda não está definida, mas a Secretaria de Esportes do Estado de Pernambuco, está em contato com a AFA – Associação de Futebol Argentina, para tentar trazer a seleção de “hermanas”.

Siga o Futebol para Meninas no Twitter: @futebolmeninas

O amistoso é parte das comemorações pelo centenário do Dia Internacional da Mulher e tem também a intenção de valorizar a participação feminina no esporte. Para nós, do FPM, a iniciativa é, não só válida, como comemorada. O que não pode, é acontecer apenas em datas comemorativas.

Meninas da seleção principal estarão no Recife para amistoso

Meninas da seleção principal estarão no Recife para amistoso

O FPM entrou em contato com o administrador das seleções na CBF, o senhor Paulo Dutra, e ele nos confirmou a participação da seleção, dependendo, entretanto, da confirmação do evento por parte da Secretaria de Esportes do estado. Falamos também com a assessria daquela secretaria através de Álvaro Filho, e ele nos informou que a data será confirmada assim que a AFA der o retorno sobre a participação da seleção argentina.

De qualquer modo, continuaremos buscando informações concretas sobre a realização deste jogo e tão logo seja confirmado o adversário das meninas do Brasil, o FPM deixará os leitores atualizados.

Fonte: Futebol para meninas