quarta-feira, 14 de abril de 2010


1ª Conferência Municipal do Esporte contou com a participação da LCFF, que garantiu o mais participativo nível de labor e envolvimento

Foram quinze horas de debates e discussões versando sobre dez eixos temáticos

A Liga Cearense de Futebol Feminino (LCFF) mais uma vez firmou seu compromisso em favor não só do futebol feminino, mas do esporte como um todo. Isto se deu através da participação maciça de seus componentes na I Conferência Municipal do Esporte, que representou a fase local da III Conferência Nacional do Esporte que acontecerá de 3 a 6 de junho do corrente, no Distrito Federal.

O evento é uma espécie de mini constituinte do esporte, pela importância de que se reveste e pelas diretrizes com força de lei que dela emanam. Em razão disto, a presença dos diferentes segmentos da população conferem ao encontro um caráter dos mais democráticos e participativos, desse modo legitimando as decisões decorrentes do amplo debate que permeou o acontecimento.

Vale ressaltar que a LCFF conseguiu ocupar três assentos para a etapa seguinte, quando o âmbito passa do municipal para o estadual, já que teve o mérito de eleger três Delegados de sua representação, sendo dois deles na condição de titular e um na condição de suplente. Ademais, foi notória a destacada participação da representação da LCFF, contribuindo assim para a valorização de todas as proposições constantes da totalidade dos eixos temáticos sobre os quais se ergueram estratégias, ações e metas.

Para que se tenha uma idéia da amplitude e do nível dos debates, cerca de 350 (trezentas e cinqüenta) proposições foram analisadas, dentre as 400 (quatrocentas) possíveis. Foram registradas mais de 200 (duzentas) intervenções, entre substituições, supressões e inclusões. Tudo isto como uma prévia para o que acontecerá em Brasília, no encontro nacional, que definirá o Plano Decenal de Esporte e Lazer, que tem os seguintes Princípios:

> Universalização, inclusão social e desenvolvimento humano pelo esporte;
> Democratização da gestão e da participação social;
> Esporte como desenvolvimento econômico e nacional e
> Elevação do nível cultural esportivo da população.

*__ *__ *

Nenhum comentário: