domingo, 6 de dezembro de 2009
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Santos bate algoz e conquista o bi na Copa do Brasil Feminina
José Edgar de Matos, especial para a GE.Net - São Paulo (SP)
A hegemonia santista no futebol brasileiro feminino acabou ratificada na noite desta terça-feira, quando as comandadas de Kleiton Lima venceram o quarto título somente em 2009. Atuando mais uma vez no estádio do Pacaembu, as Sereias da Vila derrotaram o Botucatu pelo placar de 3 a 0 e conquistaram o bicampeonato da Copa do Brasil da categoria. Novamente, o show ficou por conta de Marta e Cristiane, autoras dos tentos do encontro.
Pela primeira vez, o Santos superou o Botucatu em uma disputa direta. Desde 2007 decidindo as principais competições de futebol feminino, o Botucatu passou pelas Sereias em três oportunidades. Na primeira ocasião, as interioranas eliminaram as praianas na Copa do Brasil logo na primeira fase.
Em 2008, Botucatu passou pelo Santos nas semifinais do Campeonato Paulista. Já nesta temporada, as comandadas de Edson Castro venceram o estadual justamente sobre as Sereias da Vila, que não tiveram as presenças de Marta e Cristiane. A contratação da dupla acabou concretizada após o período de inscrições na FPF (Federação Paulista de Futebol).
Entretanto, nesta Copa do Brasil, os reforços 'galácticos' fizeram a diferença no título. A campanha das jogadoras de Kleiton Lima foi perfeita, com as Sereias vencendo as sete partidas disputadas. A soberania das litorâneas é refletida no saldo de gols durante o torneio. Com Marta e Cristiane, as alvinegras assinalaram 49 gols e sofreram apenas 1, na estreia para o Cresspom-DF.
O jogo - Encarando o algoz pela primeira vez com Marta e Cristiane em campo, o Santos tomou a iniciativa no início do confronto e buscou pressionar o Botucatu, especialmente com jogadas pelas laterais. Com menos de dez minutos, as Sereias da Vila tiveram dois tentos anulados pela árbitra Regildênia de Holanda Moura, que confirmou impedimento de Érika e assinalou falta de Aline Pellegrino.
A velocidade das santistas não demorou a surtir efeito no posicionamento defensivo do Botucatu. Logo aos dez minutos, Fran descolou um lindo passe para Marta. Demonstrando toda a categoria, a Rainha driblou a goleira Renatinha e abriu o marcador para as Sereias da Vila. Festa da torcida praiana no Pacaembu pelo 17º gol da camisa 10 na Copa do Brasil.
Atrás do marcador, o Botucatu adotou uma postura mais ofensiva, principalmente nas investidas pela esquerda da veterana Roseli. Mais ousadas, as meninas do interior assustaram o torcedor santista no Paulo Machado de Carvalho. Aos 20 minutos, a centroavante Grazi ganhou de Aline Pellegrino pela ponta esquerda e soltou a bomba. Para azar da atacante, a bola carimbou o travessão de Andréia.
Ambas as equipes pecavam na hora de definirem a jogada. Dessa forma, o jogo caiu de ritmo. Entretanto, um vacilo defensivo do Botucatu acabou servindo de prêmio para as Sereias da Vila. Aos 39 minutos, Érika recebeu de Marta e cruzou para a segunda trave. Completamente livre, a artilheira Cristiane tocou de cabeça e estufou as redes de Renatinha. Foi o 15º tento da número 89 na competição.
Necessitando reverter o placar, o Botucatu buscou um jogo mais ofensivo na segunda etapa e promoveu duas substituições - entradas de Dani e Rafinha nos lugares de Anne e Roseli. Logo nos primeiros instantes, Bagé arriscou falta de longe e quase surpreendeu a goleira Andréia, que acabou obrigada a espalmar para escanteio.
Entretanto, a melhor qualidade da equipe santista fez a diferença novamente. Aos 26 minutos, Cristiane recebeu dentro da área e apenas rolou para o meio, encontrando Marta. A Rainha dominou e tocou com categoria para definir o marcador e mais um título para as Sereias da Vila nesta temporada.
Abatido pelo terceiro gol sofrido, o Botucatu complicou-se ainda mais aos 30, quando teve sua maior chance para diminuir o marcador. Contudo, Dani bateu o pênalti na trave, para vibração da goleira Andréia. A oportunidade desperdiçada soltou o grito de 'é campeão', tímidos antes da penalidade máxima, das arquibancadas do Pacaembu.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 x 0 BOTUCATU
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 1º de dezembro de 2009
Horário: 21 horas (de Brasília)
Público: 4683 pagantes
Renda: R$ 35.515,00
Árbitra: Regildênia de Holanda Moura
Assistentes: Graziele Maria Crizol e Maria Eliza Corrêa
Cartões Amarelos: Aline Pellegrino (Santos); Bagé, Aline e Andréia (Botucatu)
Cartões Vermelhos: Aline (Botucatu)
Gols: SANTOS: Marta, aos dez minutos do primeiro tempo, e aos 26 minutos do segundo tempo, e Cristiane, aos 39 minutos do primeiro tempo
SANTOS: Andréia; Aline Pellegrino (Pikena), Angélica (Carol Arruda) e Janaína; Maurine, Fran (Thorunn), Ester, Marta e Dani; Érika e Cristiane
Técnico: Kleiton Lima
BOTUCATU: Renatinha; Aline, Bagé, Andréia e Mi; Anne (Dani), Pepê, Formiga e Roseli (Rafinha); Grazi e Giovania (Lucinéia)
Técnico: Edson Castro
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
"Meninas da Bola" chega a Maranguape
Parceria viabiliza implantação de mais um núcleo do projeto "Meninas da Bola"
A Liga Cearense de Futebol Feminino (LCFF) acaba de firmar parceria com a Associação Grupo de Amigos da Melhor Idade (AGAMI), entidade sediada no vizinho município de Maranguape, para implantação de mais um núcleo do “Projeto Meninas da Bola”.
A parceria foi formalizada através dos representantes da LCFF e da AGAMI. Representou a LCFF seu presidente, senhor Sérgio Ricardo, enquanto a AGAMI teve a representá-la sua presidenta, a senhora Solidade Barbosa, que convocou as meninas de alguns distritos circunvizinhos a se fazerem presentes à Câmara Municipal de Maranguape, para assistirem o lançamento do “Projeto Meninas da Bola”, e à parceria celebrada entre as duas entidades (LCFF e AGAMI).
Marcaram presença os seguintes distritos/localidades: Novo Maranguape, Tanques, Papara, Umarizeiras, Cacimbão, Tabatinga e Parque Iracema. Como representantes das referidas localidades, destacamos: Sergio Oliveira, Manuel Almeida e a Profª Elenir Abreu. Entre as atletas, estiveram: Viviane Soares, Verônica Ferreira, Ana Renata, Eleni, Eduarda, Valdenira, Leiliane, Leidiane, Erica, Fernanda, Eliane, Selma, Fernanda Costa, Roberia e Karini.
A solenidade foi marcada pela entrega de materiais (coletes e bolas) por funcionário da Câmara (Sr. Dema) à Presidenta da AGAMI, Solidade Barbosa. Em seguida, o Presidente da LCFF, professor Sérgio Ricardo, proferiu palestra sobre os caminhos do futebol feminino do estado do Ceará, e diante da receptividade dos presentes foi considerada a possibilidade de realização de um Seminário da modalidade em Maranguape.
domingo, 29 de novembro de 2009
Botucatu goleia São Francisco por 6 a 0 e faz a final da Copa do Brasil contra o Santos
Jogo decisivo será terça-feira, 1 de dezembro, no Pacaembu
O Botucatu fez uma grande partida e goleou o São Francisco por
Formiga foi um dos destaques do jogo, com três gols. Giovania, Andréia e Anne completaram o marcador da vitória do Botucatu que terminou com a invencibilidade do São Francisco - o time da cidade baiana de São Francisco do Conde chegou à semifinal com cinco vitórias em cinco jogos.
Com o resultado, o Botucatu fará a final da III Copa do Brasil de Futebol Feminino contra o Santos, em partida que acontecerá na terça-feira, no Pacaembu.
Na rodada dupla de terça-feira, no Pacaembu, São Francisco e Pinheirense disputarão o terceiro lugar.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Em dezembro, a cidade interiorana de Itatiba, em São Paulo, será palco de uma seleção para jogadoras que sonham em conciliar a carreira com os estudos universitários. O intercâmbio acadêmico-esportivo nos Estados Unidos será promovido pela 2SV Sports.
A empresa, desenvolvida por dois profissionais brasileiros que passaram por processo semelhante há alguns anos, planejou estrategicamente uma ação voltado exclusivamente para meninas entre 16 e 26 anos, que passaram por uma avaliação.
Caso sejam aprovadas pelos treinadores brasileiros da 2SV Sports, as mesmas serão convidadas a fazer parte do intercâmbio, que terá início no segundo semestre de 2010.
Dependendo do desempenho de cada estudante, as bolsas de estudos oferecidas pelas universidades americanas são parciais ou integrais. Estarão inclusas parte educacional, moradia, alimentação e material didático.
As inscrições devem ser feitas até dia 30 de novembro; o valor é de R$ 75,00 por atleta, com direito ao transporte de ida e volta da capital até Itatiba.
Data: 05/12/09
Horário: das 9 às 12h
Local: campo de futebol Operários FC – na cidade de Itatiba – SP
Informações: pelo telefone (11) 3205-3857 ou por e-mail viviane@2svsports.com
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
Lançado oficialmente na última terça-feira, o Torneio Internacional Cidade de São Paulo de futebol feminino, que reunirá seleções de Brasil, Chile, China e México, foi programado para dezembro deste ano por uma série de motivos. Entre eles está um acordo de mídia, que colocará as partidas de mulheres no horário tradicionalmente ocupado pelo masculino a fim de ajudar o comercial. As oito partidas do torneio (seis da primeira fase, disputa de terceiro e quarto lugar e a decisão) serão exibidas pelo canal Bandsports (TV fechada), e quatro delas (as três do Brasil na primeira fase e a disputa do título) estarão na Band. Os jogos da rede aberta acontecerão às 21h50 de quarta-feira (Brasil x Chile e China x Brasil) e na tarde de domingo (Brasil x México está marcado para 18h, enquanto a decisão será realizada às 16h). "Nós estaremos na TV aberta, em um horário nobre. O futebol masculino consolidou essas faixas como períodos dedicados ao futebol, e nós vamos tentar aproveitar isso. Estar na TV aberta nesses horários tem um peso enorme", disse Paulo Roberto Bastos, da SportPromotion, empresa de marketing esportivo que é responsável pela parte comercial do torneio. A valorização da TV aberta pode ser explicada pelo histórico recente da SportPromotion. A agência também atuou na Copa Libertadores feminina, disputada pela primeira vez neste ano, que também teve partidas exibidas pela Band. "Por que a Libertadores foi um sucesso? Porque estava na TV aberta. Não tem como divulgar um torneio se ele não estiver lá", sentenciou Bastos. A repercussão da Libertadores, aliás, foi um dos motivos para a criação do quadrangular de seleções agora. Também pesaram a agenda (o torneio para mulheres começa no dia 9 de dezembro, três dias depois do término do Campeonato Brasileiro masculino) e a presença de jogadoras como Cristiane e Marta no país (as duas fecharam com o Santos durante o recesso da liga dos Estados Unidos). Com o bom momento, a facilidade de as estrelas estarem presentes e o horário na TV aberta, a montagem do plano comercial para o quadrangular passou a ser mais simples. A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo é a principal apoiadora do evento, mas não pode custear totalmente a realização. |
sábado, 14 de novembro de 2009
LCFF participará do desafio
GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
A partir do início de 2010, uma seleção de projetos sociais que tenham o futebol como plano de fundo será uma das principais apostas da Nike no segmento. A campanha faz parte do Changemakers, projeto da companhia para ajudar iniciativas esportivas ligadas ao desenvolvimento da população. Nos dois últimos anos, a seleção teve como temas "o esporte para um mundo melhor" e "vire o jogo para as meninas: as mulheres no esporte". Em 2010, a ideia da companhia é encontrar projetos que conciliem a prática do futebol e um viés social. O prêmio para o vencedor da seleção é uma bolsa para custear a iniciativa. Qualquer pessoa pode indicar um projeto para a seleção. A escolha do vencedor será feita por voto popular em um site criado para essa iniciativa. Outros detalhes serão anunciados pela Nike apenas no fim de novembro, quando a campanha será lançada oficialmente. Por ora, o cronograma oficial do evento ainda não foi divulgado. A seleção de projetos sobre futebol, aliás, é uma das maiores apostas do projeto social da Nike para 2010. Além disso, a companhia apoiará a realização da Copa do Mundo dos sem-teto, que acontecerá no Rio de Janeiro. No total, a verba da marca para esse setor gira em torno de R$ 1 milhão por ano. "Esse é o valor em dinheiro, mas procuramos sempre um engajamento de parceiros, que nos ajudam com doações ou tecnologia. Doamos parte das inscrições de corridas, utilizamos nossa estrutura e os nossos eventos para divulgar causas. Nada disso conta no valor", ponderou Alice Gismonti, gerente de negócios sustentáveis e inovação da Nike no Brasil. |
terça-feira, 10 de novembro de 2009
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
A partir das quartas-de-final, a Copa do Brasil de futebol feminino terá uma mudança no nome. A competição fechou com a Petrobras, que vai assumir o posto de title sponsor. Os valores não foram divulgados. A Copa Petrobras do Brasil de futebol feminino tem como principal atração a participação do Santos. O time alvinegro montou um elenco cheio de estrelas, com destaque para Cristiane e Marta, eleita a melhor no mundo nas últimas três temporadas. Esse grupo conquistou a Libertadores recentemente, e as duas estrelas devem ficar no clube apenas até o fim do ano. Com isso, a Copa Petrobras do Brasil transformou-se na última oportunidade confirmada para que os torcedores vejam Cristiane e Marta em ação pelo Santos. O canal Sportv vai transmitir os dois jogos do Santos nas quartas-de-final, assim como as semifinais e a decisão do torneio. Neste ano, a venda das propriedades comerciais da Copa Petrobras do Brasil passou a ser feita pela Traffic. A empresa de marketing esportivo também trabalha com a versão masculina do torneio, que teve a Kia como title sponsor. |
GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O lançamento da bota "Considered", modelo para trekking com apelo ecológico e sustentável, é um marco na gestão da Nike. O calçado chegou às lojas em 2005, mas teve baixo volume de vendas e saiu de linha um ano depois. O desempenho ruim não fez a empresa abandonar o investimento em produtos ambientalmente corretos, mas mudar o foco de sua comunicação, que deixou de divulgar esse tipo de iniciativa. O debate sobre mídia de ações institucionais também permeia o planejamento das companhias para o setor social. No caso de ações ligadas à formação de jovens, a discussão tem um elemento que a torna ainda maior: vale a pena investir em comunicação de ações sociais ou é fundamental aproveitar o dinheiro que seria gasto para compra de mídia em um incremento do projeto para atender um número maior de crianças? Esse assunto foi um dos focos de debate na última semana, em São Paulo, na "Semana internacional do esporte pela mudança social". Organizado por Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), Unilever, Sesc e J. Leiva, com parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Nike e da International Sport and Culture Association (ISCA), o evento foi realizado para discutir caminhos possíveis para uma política pública de esportes no Brasil. Para isso, acompanhou apresentações do que é feito no país e fora dele a fim de comparar modelos e buscar caminhos. A semana ainda contou com representantes de uma série de ONGs ligadas ao esporte, e a preocupação também é recorrente no trabalho delas: investir parte da verba em comunicação para atrair investidores e parceiros ou usar a verba para fomentar transformações em um número maior de pessoas? Na maioria dos casos, ao menos no Brasil, a resposta tende ao segundo grupo. "Esse é um dilema para todo mundo que trabalha na área. Em algum momento, sempre surge a dúvida sobre comprar mídia ou investir ainda mais no social. Ainda existe o agravante de que a comunicação, quando feita, precisa tomar muito cuidado para não deixar uma impressão negativa por divulgar algo assim", disse Chico Tattini, da J. Leiva. A Nike, que esteve presente no evento, é um exemplo de companhia que não investe em publicidade de suas ações sociais. Em vez disso, a empresa procura integrar seus planos para essa área às ações de marketing globais. "Nós temos uma série de projetos que trabalham com esporte educacional como ferramenta para manter os jovens mais tempo na escola. Não focamos apenas no esporte competitivo, mas no esporte como algo para a formação de todos, como um direito de toda criança ou jovem. Não temos um orçamento para comunicação sobre isso, mas inserimos nossos projetos em tudo que a marca faz", contou Alice Gismonti, gerente de negócios sustentáveis e inovação da Nike no Brasil. A companhia investe cerca de R$ 1 milhão por ano em ações sociais no país. A despeito de não divulgar isso efusivamente, a meta da Nike é ser a marca líder de ações sociais e ambientais de sustentabilidade no Brasil. "Não é um trabalho exclusivamente beneficente. Entendemos a responsabilidade corporativa como uma ferramenta de crescimento do negócio", completou Gismonti. |