segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A importância do Centro de Excelência FIFA na avaliação, preparação e prevenção das atletas de futebol

A importância do Centro de Excelência FIFA na avaliação, preparação e prevenção das atletas de futebol

Lu Castro

Esta semana vou discorrer sobre a importância dos Centros de Excelência FIFA para os atletas do futebol. Como comentei em texto anterior, em visita ao Centro de Medicina Esportiva do IOT, certificado FIFA, o fisiologista Dr. Paulo Roberto Santos Silva informou que não receberam ainda atletas direcionados pela CBF ou por algum clube.O CME, por seu caráter científico e por ser celeiro dos melhores profissionais da área, está subaproveitado por quem deveria priorizar os cuidados com atletas de alto rendimento.

Vamos tomar como exemplo, o caso da atleta Renata Costa, bem au passant: Renata se lesionou na última partida da seleção brasileira no II Torneio Internacional Cidade de São Paulo. Renata ainda era atelta do Santos, mas há poucos dias, foi anunciado o seu desligamento do clube. Lesionada e sem clube, quem cuidará da atleta? 

A visão médica da FIFA em cuidar do seu principal patrimônio “o jogador de futebol” é digna de nota. Desde de 2005, a FIFA vem incentivando os paises que jogam futebol a criarem seus Centros de Excelência. Assim, por trás da criação de uma rede de Centros de Excelência de Medicina em Futebol em todo o mundo ela (FIFA) tem a garantia de que os jogadores e as jogadoras em todos os continentes saibam onde procurar especialistas em medicina do futebol. 

Os centros para serem aprovados precisam cumprir um exigente caderno de encargos, que ofereça geralmente o diagnóstico e tratamento de lesões, como a prevenção, avaliação de desempenho e orientação sobre como compensar o déficit corporal e a melhora nas estratégias de treinamento específico.“A filosofia da FIFA no desenvolvimento da medicina do futebol é destinada a aumentar o pool de pessoal treinado em Ciências do Desporto e da Medicina, através de programas educacionais e de assistência integral à saúde profissional para todos os jogadores em todos os níveis”, explica o fisiologista Paulo Roberto.

Recentemente, o Brasil e mais especificamente o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP foi coroado como o único Centro de Excelência da FIFA na América Latina. 

Em 2011, o futebol feminino do Brasil terá uma grande oportunidade de estrear o Centro, pois irá disputar a Copa do Mundo da FIFA na Alemanha. Nesse centro as nossas meninas  poderão começar a preparação pelas avaliações da saúde cardiorrespiratória (coração e pulmão), muscular, nutrição, exames laboratoriais, etc,  através de máquinas de última geração tecnológica.“O objetivo é garantir ao futebolista a segurança no atendimento médico adequado segundo as normas estabelecidas pela FIFA”, complementa o Dr. Paulo. 

Além disso, a FIFA incentiva a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento e a luta contra o doping no futebol através da conscientização e controles realizados nas competições com o selo FIFA. Na copa do mundo da Alemanha em 2006, todos os médicos de seleções assinaram uma declaração afirmando seu apoio irrestrito à estratégia da FIFA de pré-avaliação abrangente e controles anti-doping tendo como objetivo maior o cuidado e a prevenção para os atletas. 

Naquela Copa todos os atletas foram rigorosamente investigados sobre seu histórico pessoal e familiar, passaram por um exame físico abrangente, incluindo um eletrocardiograma (que analisa se o coração tem problemas) e um ecocardiograma (que avalia o músculo do coração). "Em um momento em que o mundo todo olhava para a Copa do Mundo da FIFA na Alemanha em 2006, precisávamos mandar um sinal ao mundo de que a proteção dos atletas contra o perigo era nossa principal meta", disse o Dr. Michel D''Hooghe, médico e presidente da Comissão de Medicina Esportiva da FIFA. 

O Mundial da Alemanha bate à  porta, e a preocupação com a saúde de nossas jogadoras deve continuar. A estrutura do Centro de Excelência da FIFA no HC reúne um grupo de profissionais e equipamentos em condições de avaliar a nossa seleção brasileira de futebol feminino no mais elevado nível. 
Alo, CBF? 

Luciane de Castro colaboradora do portal Futebol Feminino Profissional
e mantém um blog pessoal "Medo e Delírio" com pensamentos do dia-a-dia. Você também pode segui-lá no twitter @Lu_dCastro

.

Nenhum comentário: