domingo, 11 de outubro de 2009

Retrospectiva do 1º Seminário Cearense de FF



























Encontro balizou os caminhos para o desenvolvimento do futebol amador, sobretudo o feminino, no estado do Ceará


O sucesso do evento deveu-se muito mais a seu conteúdo que à presença de público


O “I SEMINÁRIO CEARENSE DE FUTEBOL FEMININO” sem dúvida cumpriu inteiramente sua finalidade, o que deixou nos dirigentes da Liga Cearense de Futebol Feminino (LCFF) o sentimento de gratificação pelo dever cumprido.


No que pese a quase total falta de apoio, a LCFF, principalmente através de seus dois dirigentes que de maneira especial estiveram à frente da organização do evento (o Presidente, Professor Sérgio Ricardo, e o Coordenador Técnico e Assessor de Comunicação da entidade, o radialista Benê Lima), manteve-se firme no propósito ousado de desbravar o caminho ascensional do esporte amador em nosso estado, notadamente o do futebol feminino.


Tendo como principal mote a criação de uma relação sistêmica entre o futebol dito profissional e o amador, isto por si só já conferiu ao Seminário uma importância que transcendeu a idéia expressa em seu título. De um encontro para a discussão apenas da conjuntura do futebol feminino, ele passou a incorporar uma mais ampla discussão, que açambarcou o futebol de uma maneira geral. E, como se não bastasse, ainda sinalizou com a propositura de uma relação sistêmica, que criaria uma unidade funcional para o futebol. Ou seja, o futebol amador e o profissional operariam sob os mesmos parâmetros e sob a mesma estrutura organizacional (técnica e administrativa), a fim de que fossem eliminados os descompassos que se vêem, sobretudo no ambiente em que são formados os novos valores.


A finalidade do nivelamento das estruturas de um e de outro (amador e profissional) é fazer com que o futebol amador ganhe em importância na formação de novos valores, e que o futebol profissional passe a ver o amador como um parceiro imprescindível. Desse modo, até mesmo o ônus que recai sobre os clubes profissionais, em razão de se verem obrigados à bancarem a construção de custosos centros de formação de atletas, diminuiria sensivelmente, pois as fases primárias deste processo de forja de atletas caberia, fundamentalmente, ao times amadores.


Outro aspecto tornado translúcido no Encontro, foi a finalidade da LCFF, que tem se apresentado à sociedade em geral (e não só ao meio desportivo) como detentora de uma visão revolucionária em nosso meio, trabalhando para fazer florescer as sementes da educação, da inclusão social e do exercício da verdadeira cidadania. E o maior destes exemplos é o Projeto “MENINAS DA BOLA”, que há alguns anos é levado a efeito pela entidade (LCFF), em diferentes núcleos implantados em bairros periféricos.


Vale ressaltar que o “Meninas da Bola” também habilitou a LCFF como participante do Desafio GameChangers, do Changemakers, evento promovido e organizado pelo consócio ASHOKA/NIKE. Isso valeu à LCFF ser citada no Relatório Final do Desafio (por sinal um brilhante relatório de 30 páginas), como tendo dado sua contribuição para o sucesso de tão grandioso evento.


Outro fator a ser destacado, é a condição da LCFF de administradora, na cidade de Fortaleza, do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (o PELC-I), parceria entre os governos federal e municipal, condição esta obtida através de ‘Pregão’, do qual a entidade (a LCFF) tornou-se vencedora.


O Seminário realizado pela LCFF também teve a preocupação de roteirizar as palestras, de modo a que todas mantivessem algum foco naquilo que era a idéia dominante do evento. Por isso abrimos o ciclo de palestras com o tema ‘Ética’, com uma abordagem atual que levava em conta um mundo predominantemente capitalista. Portanto, mostrar a ética como produto e como tal ‘vendê-la’ foi nosso primeiro desafio.


Em seguida veio a idéia de trazer a abordagem multi e interdisciplinar para o evento, e para tanto contamos com a colaboração do empresário e professor Marcelo Marinho, do Instituto do Esporte Wanderley Luxemburgo (IWL), que levou aos presentes e deixou indelevelmente inscrito no histórico do Evento, a marca de sua visão empresarial acerca do futebol.


Outra presença marcante foi a do Vice-Presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), e Presidente-eleito, Mauro Carmélio, por ele representar o desejo e a expectativa de RENOVAÇÃO de todos os desportistas cearenses, representando ainda para o Encontro, um atestado de seu compromisso com as IDÉIAS que o permearam.

Destarte, lamentamos somente a falta de outros tipos de apoiadores ao Evento, bem como a quase total desatenção da grande mídia, que preferiu demonstrar desconhecimento pelo momento histórico que estava sendo produzido. Exceção feita a alguns veículos de grande penetração, como foram os casos de multimeios como Máquina do Esporte e Universidade do Futebol, além do Jornal Folha de São Paulo. No mais, apenas menos de meia dúzia mostrou-se sensível e parece ter entendido a magnitude do Evento.


Entendemos que ainda é tempo de renovarmos nossos agradecimentos a todos que participaram do I Seminário Cearense de Futebol Feminino, dizendo a estes que já temos convite para organizarmos o 2º Seminário, desta feita com maior apoio estrutural e logístico.


Atenciosamente,


LIGA CEARENSE DE FUTEBOL FEMININO (LCFF)


Nenhum comentário: