domingo, 4 de outubro de 2009

LCFF participa do sucesso do Pelc

Integração entre gerações será tema do Pelc em outubro




O programa irá estimular a troca de vivências entre pessoas de diferentes gerações


O Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), realizado pelo Ministério do Esporte, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), irá trabalhar a educação intergeracional durante o mês de outubro.


O objetivo é estimular o diálogo e a troca de experiências entre pessoas de diferentes gerações, através de atividades esportivas e de recreação.


Na última sexta-feira, 25 de setembro, a coordenação do Pelc e os agentes sociais se reuniram para planejar as ações do programa. Durante a reunião, os agentes sociais relataram suas experiências sobre a implantação do programa nas comunidades.


Segundo a coordenadora de núcleos do Pelc, Isalice Gomes, a ideia de adotar a intergeracionalidade como eixo central faz alusão aos dias 27 de setembro e 1º de outubro, quando se comemora o Dia do Idoso e o Dia Internacional do Idoso, respectivamente. Já no dia 12 de outubro, comemora-se o Dia da Criança. “Resolvemos aproveitar a oportunidade para estimular o encontro entre gerações através das atividades do Pelc”, afirmou a coordenadora.


O titular da Secel, Evaldo Lima, também marcou presença no encontro. Para o secretário, “o Pelc é um programa muito importante, uma vez que trabalha uma nova dimensão para o esporte e o lazer, vistos como instrumentos da emancipação humana”. O programa também incentiva as comunidades a se apropriar e resignificar o uso dos espaços e equipamentos públicos.

Saiba mais sobre o Pelc


O Pelc começou a atuar em Fortaleza no mês de julho e tem duração de um ano. O programa visa a suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, principalmente, em áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).


A meta do PELC é atingir quatro mil pessoas de modo direto e cerca de 60 mil, indiretamente.


O programa funciona em 10 núcleos, abrangendo 12 comunidades: Planalto Pici, Canindezinho, Granja Lisboa, Conjunto Palmeiras, Conjunto Esperança, Planalto Ayrton Senna, Pirambu, Goiabeiras, Parque Santa Filomena, Conjunto Ceará, Genibaú e Granja Portugal.


As equipes do Pelc são formadas por professores e estudantes de Educação Física, professores de dança, arte-educadores, capoeiristas e instrutores desportivos oriundos das comunidades atendidas.



Fonte: Site da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza


Nenhum comentário: