Pesquisadores dinamarqueses realizaram um estudo que concluiu que o futebol feminino mantém as mulheres maus em forma do que a corrida e possui menor taxa de abandono pelas praticantes. O trabalho foi publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports.
A pesquisa, realizada ao longo de dois anos, investigou os efeitos fisiológicos, sociológicos e psicológicos da prática esportiva em 100 mulheres adultas e ainda em idade fértil.
Diferentemente do que sugere o senso comum, o estudo demonstrou que o fato de a corrida ser uma atividade mais flexível quanto a local e horário torna a fidelidade ao esporte mais difícil que ao futebol, que requer horários e locais específicos.
"O interessante é que as jogadoras de futebol têm uma motivação diferente das corredoras. As corredoras são motivadas pelo desejo de ficar em forma, enquanto que as jogadoras motivam-se pelo jogo e pela interação social", cometou a pesquisadora Laila Ottesen.
Em relação aos benefícios para a saúde, Peter Krustrup, líder do estudo, afirmou que o futebol associa treino cardiovascular e de força, enquanto que a corrida tende a focalizar apenas na parte cardíaca. Krustrup disse ainda que o treinamento de força é importante para reforçar ossos e músculos para a idade avançada.
sábado, 3 de outubro de 2009
Estudo aponta que futebol é mais benéfico para mulheres do que a corrida
A pesquisa, realizada ao longo de dois anos, investigou os efeitos fisiológicos, sociológicos e psicológicos da prática esportiva
Equipe Universidade do Futebol
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário