quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

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Santos bate algoz e conquista o bi na Copa do Brasil Feminina


José Edgar de Matos, especial para a GE.Net - São Paulo (SP)

A hegemonia santista no futebol brasileiro feminino acabou ratificada na noite desta terça-feira, quando as comandadas de Kleiton Lima venceram o quarto título somente em 2009. Atuando mais uma vez no estádio do Pacaembu, as Sereias da Vila derrotaram o Botucatu pelo placar de 3 a 0 e conquistaram o bicampeonato da Copa do Brasil da categoria. Novamente, o show ficou por conta de Marta e Cristiane, autoras dos tentos do encontro.

Pela primeira vez, o Santos superou o Botucatu em uma disputa direta. Desde 2007 decidindo as principais competições de futebol feminino, o Botucatu passou pelas Sereias em três oportunidades. Na primeira ocasião, as interioranas eliminaram as praianas na Copa do Brasil logo na primeira fase.

Em 2008, Botucatu passou pelo Santos nas semifinais do Campeonato Paulista. Já nesta temporada, as comandadas de Edson Castro venceram o estadual justamente sobre as Sereias da Vila, que não tiveram as presenças de Marta e Cristiane. A contratação da dupla acabou concretizada após o período de inscrições na FPF (Federação Paulista de Futebol).

Entretanto, nesta Copa do Brasil, os reforços 'galácticos' fizeram a diferença no título. A campanha das jogadoras de Kleiton Lima foi perfeita, com as Sereias vencendo as sete partidas disputadas. A soberania das litorâneas é refletida no saldo de gols durante o torneio. Com Marta e Cristiane, as alvinegras assinalaram 49 gols e sofreram apenas 1, na estreia para o Cresspom-DF.

O jogo - Encarando o algoz pela primeira vez com Marta e Cristiane em campo, o Santos tomou a iniciativa no início do confronto e buscou pressionar o Botucatu, especialmente com jogadas pelas laterais. Com menos de dez minutos, as Sereias da Vila tiveram dois tentos anulados pela árbitra Regildênia de Holanda Moura, que confirmou impedimento de Érika e assinalou falta de Aline Pellegrino.

A velocidade das santistas não demorou a surtir efeito no posicionamento defensivo do Botucatu. Logo aos dez minutos, Fran descolou um lindo passe para Marta. Demonstrando toda a categoria, a Rainha driblou a goleira Renatinha e abriu o marcador para as Sereias da Vila. Festa da torcida praiana no Pacaembu pelo 17º gol da camisa 10 na Copa do Brasil.

Atrás do marcador, o Botucatu adotou uma postura mais ofensiva, principalmente nas investidas pela esquerda da veterana Roseli. Mais ousadas, as meninas do interior assustaram o torcedor santista no Paulo Machado de Carvalho. Aos 20 minutos, a centroavante Grazi ganhou de Aline Pellegrino pela ponta esquerda e soltou a bomba. Para azar da atacante, a bola carimbou o travessão de Andréia.

Ambas as equipes pecavam na hora de definirem a jogada. Dessa forma, o jogo caiu de ritmo. Entretanto, um vacilo defensivo do Botucatu acabou servindo de prêmio para as Sereias da Vila. Aos 39 minutos, Érika recebeu de Marta e cruzou para a segunda trave. Completamente livre, a artilheira Cristiane tocou de cabeça e estufou as redes de Renatinha. Foi o 15º tento da número 89 na competição.

Necessitando reverter o placar, o Botucatu buscou um jogo mais ofensivo na segunda etapa e promoveu duas substituições - entradas de Dani e Rafinha nos lugares de Anne e Roseli. Logo nos primeiros instantes, Bagé arriscou falta de longe e quase surpreendeu a goleira Andréia, que acabou obrigada a espalmar para escanteio.

Entretanto, a melhor qualidade da equipe santista fez a diferença novamente. Aos 26 minutos, Cristiane recebeu dentro da área e apenas rolou para o meio, encontrando Marta. A Rainha dominou e tocou com categoria para definir o marcador e mais um título para as Sereias da Vila nesta temporada.

Abatido pelo terceiro gol sofrido, o Botucatu complicou-se ainda mais aos 30, quando teve sua maior chance para diminuir o marcador. Contudo, Dani bateu o pênalti na trave, para vibração da goleira Andréia. A oportunidade desperdiçada soltou o grito de 'é campeão', tímidos antes da penalidade máxima, das arquibancadas do Pacaembu.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 x 0 BOTUCATU

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 1º de dezembro de 2009
Horário: 21 horas (de Brasília)
Público: 4683 pagantes
Renda: R$ 35.515,00
Árbitra: Regildênia de Holanda Moura
Assistentes: Graziele Maria Crizol e Maria Eliza Corrêa
Cartões Amarelos: Aline Pellegrino (Santos); Bagé, Aline e Andréia (Botucatu)
Cartões Vermelhos: Aline (Botucatu)

Gols: SANTOS: Marta, aos dez minutos do primeiro tempo, e aos 26 minutos do segundo tempo, e Cristiane, aos 39 minutos do primeiro tempo

SANTOS: Andréia; Aline Pellegrino (Pikena), Angélica (Carol Arruda) e Janaína; Maurine, Fran (Thorunn), Ester, Marta e Dani; Érika e Cristiane
Técnico: Kleiton Lima

BOTUCATU: Renatinha; Aline, Bagé, Andréia e Mi; Anne (Dani), Pepê, Formiga e Roseli (Rafinha); Grazi e Giovania (Lucinéia)
Técnico: Edson Castro

segunda-feira, 30 de novembro de 2009



"Meninas da Bola" chega a Maranguape


Parceria viabiliza implantação de mais um núcleo do projeto "Meninas da Bola"


A Liga Cearense de Futebol Feminino (LCFF) acaba de firmar parceria com a Associação Grupo de Amigos da Melhor Idade (AGAMI), entidade sediada no vizinho município de Maranguape, para implantação de mais um núcleo do “Projeto Meninas da Bola”.


A parceria foi formalizada através dos representantes da LCFF e da AGAMI. Representou a LCFF seu presidente, senhor Sérgio Ricardo, enquanto a AGAMI teve a representá-la sua presidenta, a senhora Solidade Barbosa, que convocou as meninas de alguns distritos circunvizinhos a se fazerem presentes à Câmara Municipal de Maranguape, para assistirem o lançamento do “Projeto Meninas da Bola”, e à parceria celebrada entre as duas entidades (LCFF e AGAMI).


Marcaram presença os seguintes distritos/localidades: Novo Maranguape, Tanques, Papara, Umarizeiras, Cacimbão, Tabatinga e Parque Iracema. Como representantes das referidas localidades, destacamos: Sergio Oliveira, Manuel Almeida e a Profª Elenir Abreu. Entre as atletas, estiveram: Viviane Soares, Verônica Ferreira, Ana Renata, Eleni, Eduarda, Valdenira, Leiliane, Leidiane, Erica, Fernanda, Eliane, Selma, Fernanda Costa, Roberia e Karini.


A solenidade foi marcada pela entrega de materiais (coletes e bolas) por funcionário da Câmara (Sr. Dema) à Presidenta da AGAMI, Solidade Barbosa. Em seguida, o Presidente da LCFF, professor Sérgio Ricardo, proferiu palestra sobre os caminhos do futebol feminino do estado do Ceará, e diante da receptividade dos presentes foi considerada a possibilidade de realização de um Seminário da modalidade em Maranguape.


domingo, 29 de novembro de 2009

Botucatu goleia São Francisco por 6 a 0 e faz a final da Copa do Brasil contra o Santos


Jogo decisivo será terça-feira, 1 de dezembro, no Pacaembu


CBF

O Botucatu fez uma grande partida e goleou o São Francisco por 6 a 0 nesta sexta-feira, no Estádio Alfredo Castilho, em Bauru.


Formiga foi um dos destaques do jogo, com três gols. Giovania, Andréia e Anne completaram o marcador da vitória do Botucatu que terminou com a invencibilidade do São Francisco - o time da cidade baiana de São Francisco do Conde chegou à semifinal com cinco vitórias em cinco jogos.


Com o resultado, o Botucatu fará a final da III Copa do Brasil de Futebol Feminino contra o Santos, em partida que acontecerá na terça-feira, no Pacaembu.


Na rodada dupla de terça-feira, no Pacaembu, São Francisco e Pinheirense disputarão o terceiro lugar.


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Empresa realiza projeto de intercâmbio específico para meninas futebolistas
Avaliação para jovens entre 16 e 26 anos ocorrerá em dezembro, na cidade paulista de Itatiba
Equipe Universidade do Futebol

Em dezembro, a cidade interiorana de Itatiba, em São Paulo, será palco de uma seleção para jogadoras que sonham em conciliar a carreira com os estudos universitários. O intercâmbio acadêmico-esportivo nos Estados Unidos será promovido pela 2SV Sports.

A empresa, desenvolvida por dois profissionais brasileiros que passaram por processo semelhante há alguns anos, planejou estrategicamente uma ação voltado exclusivamente para meninas entre 16 e 26 anos, que passaram por uma avaliação.

Caso sejam aprovadas pelos treinadores brasileiros da 2SV Sports, as mesmas serão convidadas a fazer parte do intercâmbio, que terá início no segundo semestre de 2010.

Dependendo do desempenho de cada estudante, as bolsas de estudos oferecidas pelas universidades americanas são parciais ou integrais. Estarão inclusas parte educacional, moradia, alimentação e material didático.

As inscrições devem ser feitas até dia 30 de novembro; o valor é de R$ 75,00 por atleta, com direito ao transporte de ida e volta da capital até Itatiba.


Data: 05/12/09

Horário: das 9 às 12h

Local: campo de futebol Operários FC – na cidade de Itatiba – SP

Informações: pelo telefone (11) 3205-3857 ou por e-mail viviane@2svsports.com

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Futebol feminino ocupa horário de homens

GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

Lançado oficialmente na última terça-feira, o Torneio Internacional Cidade de São Paulo de futebol feminino, que reunirá seleções de Brasil, Chile, China e México, foi programado para dezembro deste ano por uma série de motivos. Entre eles está um acordo de mídia, que colocará as partidas de mulheres no horário tradicionalmente ocupado pelo masculino a fim de ajudar o comercial.

As oito partidas do torneio (seis da primeira fase, disputa de terceiro e quarto lugar e a decisão) serão exibidas pelo canal Bandsports (TV fechada), e quatro delas (as três do Brasil na primeira fase e a disputa do título) estarão na Band. Os jogos da rede aberta acontecerão às 21h50 de quarta-feira (Brasil x Chile e China x Brasil) e na tarde de domingo (Brasil x México está marcado para 18h, enquanto a decisão será realizada às 16h).

"Nós estaremos na TV aberta, em um horário nobre. O futebol masculino consolidou essas faixas como períodos dedicados ao futebol, e nós vamos tentar aproveitar isso. Estar na TV aberta nesses horários tem um peso enorme", disse Paulo Roberto Bastos, da SportPromotion, empresa de marketing esportivo que é responsável pela parte comercial do torneio.

A valorização da TV aberta pode ser explicada pelo histórico recente da SportPromotion. A agência também atuou na Copa Libertadores feminina, disputada pela primeira vez neste ano, que também teve partidas exibidas pela Band. "Por que a Libertadores foi um sucesso? Porque estava na TV aberta. Não tem como divulgar um torneio se ele não estiver lá", sentenciou Bastos.

A repercussão da Libertadores, aliás, foi um dos motivos para a criação do quadrangular de seleções agora. Também pesaram a agenda (o torneio para mulheres começa no dia 9 de dezembro, três dias depois do término do Campeonato Brasileiro masculino) e a presença de jogadoras como Cristiane e Marta no país (as duas fecharam com o Santos durante o recesso da liga dos Estados Unidos).

Com o bom momento, a facilidade de as estrelas estarem presentes e o horário na TV aberta, a montagem do plano comercial para o quadrangular passou a ser mais simples. A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo é a principal apoiadora do evento, mas não pode custear totalmente a realização.

sábado, 14 de novembro de 2009

LCFF participará do desafio

Nike fará seleção de projetos com futebol

GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo


A partir do início de 2010, uma seleção de projetos sociais que tenham o futebol como plano de fundo será uma das principais apostas da Nike no segmento. A campanha faz parte do Changemakers, projeto da companhia para ajudar iniciativas esportivas ligadas ao desenvolvimento da população.

Nos dois últimos anos, a seleção teve como temas "o esporte para um mundo melhor" e "vire o jogo para as meninas: as mulheres no esporte". Em 2010, a ideia da companhia é encontrar projetos que conciliem a prática do futebol e um viés social. O prêmio para o vencedor da seleção é uma bolsa para custear a iniciativa.

Qualquer pessoa pode indicar um projeto para a seleção. A escolha do vencedor será feita por voto popular em um site criado para essa iniciativa. Outros detalhes serão anunciados pela Nike apenas no fim de novembro, quando a campanha será lançada oficialmente. Por ora, o cronograma oficial do evento ainda não foi divulgado.

A seleção de projetos sobre futebol, aliás, é uma das maiores apostas do projeto social da Nike para 2010. Além disso, a companhia apoiará a realização da Copa do Mundo dos sem-teto, que acontecerá no Rio de Janeiro. No total, a verba da marca para esse setor gira em torno de R$ 1 milhão por ano.

"Esse é o valor em dinheiro, mas procuramos sempre um engajamento de parceiros, que nos ajudam com doações ou tecnologia. Doamos parte das inscrições de corridas, utilizamos nossa estrutura e os nossos eventos para divulgar causas. Nada disso conta no valor", ponderou Alice Gismonti, gerente de negócios sustentáveis e inovação da Nike no Brasil.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Petrobras apoia Copa do Brasil feminina

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo


A partir das quartas-de-final, a Copa do Brasil de futebol feminino terá uma mudança no nome. A competição fechou com a Petrobras, que vai assumir o posto de title sponsor. Os valores não foram divulgados.

A Copa Petrobras do Brasil de futebol feminino tem como principal atração a participação do Santos. O time alvinegro montou um elenco cheio de estrelas, com destaque para Cristiane e Marta, eleita a melhor no mundo nas últimas três temporadas. Esse grupo conquistou a Libertadores recentemente, e as duas estrelas devem ficar no clube apenas até o fim do ano.

Com isso, a Copa Petrobras do Brasil transformou-se na última oportunidade confirmada para que os torcedores vejam Cristiane e Marta em ação pelo Santos. O canal Sportv vai transmitir os dois jogos do Santos nas quartas-de-final, assim como as semifinais e a decisão do torneio.

Neste ano, a venda das propriedades comerciais da Copa Petrobras do Brasil passou a ser feita pela Traffic. A empresa de marketing esportivo também trabalha com a versão masculina do torneio, que teve a Kia como title sponsor.
Mídia vira dilema para social no esporte

GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo


O lançamento da bota "Considered", modelo para trekking com apelo ecológico e sustentável, é um marco na gestão da Nike. O calçado chegou às lojas em 2005, mas teve baixo volume de vendas e saiu de linha um ano depois. O desempenho ruim não fez a empresa abandonar o investimento em produtos ambientalmente corretos, mas mudar o foco de sua comunicação, que deixou de divulgar esse tipo de iniciativa. O debate sobre mídia de ações institucionais também permeia o planejamento das companhias para o setor social.

No caso de ações ligadas à formação de jovens, a discussão tem um elemento que a torna ainda maior: vale a pena investir em comunicação de ações sociais ou é fundamental aproveitar o dinheiro que seria gasto para compra de mídia em um incremento do projeto para atender um número maior de crianças? Esse assunto foi um dos focos de debate na última semana, em São Paulo, na "Semana internacional do esporte pela mudança social".

Organizado por Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), Unilever, Sesc e J. Leiva, com parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Nike e da International Sport and Culture Association (ISCA), o evento foi realizado para discutir caminhos possíveis para uma política pública de esportes no Brasil. Para isso, acompanhou apresentações do que é feito no país e fora dele a fim de comparar modelos e buscar caminhos.

A semana ainda contou com representantes de uma série de ONGs ligadas ao esporte, e a preocupação também é recorrente no trabalho delas: investir parte da verba em comunicação para atrair investidores e parceiros ou usar a verba para fomentar transformações em um número maior de pessoas? Na maioria dos casos, ao menos no Brasil, a resposta tende ao segundo grupo.

"Esse é um dilema para todo mundo que trabalha na área. Em algum momento, sempre surge a dúvida sobre comprar mídia ou investir ainda mais no social. Ainda existe o agravante de que a comunicação, quando feita, precisa tomar muito cuidado para não deixar uma impressão negativa por divulgar algo assim", disse Chico Tattini, da J. Leiva.

A Nike, que esteve presente no evento, é um exemplo de companhia que não investe em publicidade de suas ações sociais. Em vez disso, a empresa procura integrar seus planos para essa área às ações de marketing globais.

"Nós temos uma série de projetos que trabalham com esporte educacional como ferramenta para manter os jovens mais tempo na escola. Não focamos apenas no esporte competitivo, mas no esporte como algo para a formação de todos, como um direito de toda criança ou jovem. Não temos um orçamento para comunicação sobre isso, mas inserimos nossos projetos em tudo que a marca faz", contou Alice Gismonti, gerente de negócios sustentáveis e inovação da Nike no Brasil. A companhia investe cerca de R$ 1 milhão por ano em ações sociais no país.

A despeito de não divulgar isso efusivamente, a meta da Nike é ser a marca líder de ações sociais e ambientais de sustentabilidade no Brasil. "Não é um trabalho exclusivamente beneficente. Entendemos a responsabilidade corporativa como uma ferramenta de crescimento do negócio", completou Gismonti.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009



Fortaleza: III Jogos da Diversidade Sexual se iniciam hoje

A abertura ocorrerá no ginásio Aécio de Borba.


A abertura dos III Jogos da Diversidade Sexual – Um salto para a cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais acontece hoje (05), no Ginásio Aécio de Borba, a partir das 18h. Na ocasião, haverá um desfile com as 51 equipes inscritas para os jogos oficiais.

A competição é dividida em duas modalidades: oficiais (futebol de campo, futebol de salão, vôlei, vôlei de praia, handebol, basquete e jogos de tabuleiro – dominó, xadrez e dama) e lúdicos (carimba, arremesso de bolsa e corrida de salto). Para as modalidades lúdicas, os jogos de tabuleiro e o vôlei de praia, as inscrições serão feitas na hora da competição.

Os III Jogos da Diversidade Sexual fazem parte das ações da Prefeitura de Fortaleza por uma cidade livre da homofobia. Durante nove dias, serão realizados jogos e competições lúdicas visando à garantia do acesso da população LGBTT a momentos de lazer, entretenimento, visibilidade e reflexão acerca do respeito à diversidade sexual. Os Jogos se inserem na campanha “Fortaleza sem Homofobia”, lançada pela Prefeitura em 2007.

Serviço
Abertura dos III Jogos da Diversidade Sexual
Data: 05/11/2009 Horário: 18h
Local: Ginásio Aécio de Borba (Rua Paulino Nogueira, s/n – Benfica)

O ambiente mundial é propício

Inglaterra investe em centros de excelência para o futebol feminino
Com 52 unidades espalhadas pelo país, a ideia é conquistar títulos e tornar-se uma potência mundial na modalidade
Equipe Universidade do Futebol

Apesar de ser o país aonde surgiu o futebol, a Inglaterra não é a nação mais vitoriosa na modalidade, seja no masculino ou no feminino. Porém, uma das características louváveis do futebol inglês é a sua organização.

No que se refere ao futebol feminino, a Inglaterra não possui grandes conquistas, apenas dois vice-campeonatos na Euro Feminina (1984 e 2009) e uma Uefa Champions League (temporada 2006/2007), com o Arsenal Ladies.

No entanto, a quantidade de mulheres praticantes vem aumentando nos últimos anos, na Inglaterra. De acordo com a pesquisa realizada pela Sport England?s Active People, em 2008, havia 260 mil mulheres e 1.100 meninas jogando futebol no país europeu.

Os dados comprovam que o interesse feminino pelo esporte não é limitado às arquibancadas ou aos fãs-clubes de jogadores ao redor do mundo, mas, sim, em jogar.

Objetivando novas conquistas e se tornar uma potência mundial, a Football Association criou um projeto para o desenvolvimento da modalidade no país, que atende garotas de 8 a 16 anos. São 52 centros de excelência licenciados por todo o país. A filosofia deste trabalho é disseminar conhecimentos técnicos, táticos e teóricos.

Cada centro procura desenvolver padrões compatíveis com altos níveis do futebol feminino para proporcionar um programa adequado de jogos para as faixas etárias.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mundial reforça fé do Santos no feminino

GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo


A Fifa confirmou na semana passada a realização do primeiro Mundial de clubes de futebol feminino. O torneio acontecerá em Santos, em março ou abril do próximo ano, e se transformou em bandeira para o Santos Futebol Clube. Campeão da primeira edição da Copa Libertadores para mulheres, o time alvinegro projeta uma valorização por ser o representante do continente na competição que reunirá representantes de todo o planeta.

"A tendência é que novos parceiros surjam com o Mundial. Acreditamos muito no quanto isso vai acrescentar para a imagem do Santos e do futebol feminino como um todo", avaliou Marcelo Teixeira, presidente do time paulista.

Teixeira foi um dos principais artífices da realização do Mundial. Na semana passada, o mandatário santista viajou para a Suíça, sede da Fifa, e participou da reunião que definiu a criação do torneio.

A pressão alvinegra pela realização do Mundial tem relação com o fortalecimento do futebol feminino no clube. O time que venceu a Libertadores deste ano contou com uma série de jogadoras da seleção brasileira, com destaque para Cristiane e Marta, eleita pela Fifa a melhor do mundo nas últimas três temporadas.

"Todas as previsões de despesas foram cobertas. É uma receita que nós não esperávamos, mas que alcançamos com o fortalecimento do futebol feminino. Muitas empresas se aproximaram ainda mais do Santos", disse Teixeira.

O grupo que disputou a Libertadores, por exemplo, contou com três patrocinadores nos uniformes: Copagaz (cota máster), BMG (mangas) e Lupo (calções). Todas as marcas têm contrato com o Santos até o fim deste ano - depois da Libertadores, o time alvinegro disputará a Copa do Brasil, competição em que defenderá o título.

O Santos ainda fechou acordos comerciais para este ano. O principal exemplo é a Renault, que cedeu um carro para Marta usar enquanto estiver na cidade paulista.


domingo, 1 de novembro de 2009

TV a cabo apresenta série sobre participação das mulheres no futebol
Produções que serão levadas ao ar pela GNT debatem preconceito e autoestima na modalidade
Equipe Universidade do Futebol

No último fim de semana, o Santos comemorou a conquista da inédita Copa Libertadores da América de futebol feminino. Um título que explicitou o trabalho bem realizado no departamento específico do clube praiano em relação à modalidade. Mas o panorama geral, bem distinto, carece de divulgação, debate e aprofundamento. É a isso que se propõe "Deixa que Eu Chuto".

O documentário que foi ao ar na noite da última quinta-feira (reprise às 5h deste sábado), no canal a cabo GNT, é uma produção nacional que se centra na história de quatro jogadoras de futebol, cujos relatos particulares servem de pano de fundo para simbolizar todo um contexto.

A ausência de patrocínios, investimento comercial e mesmo de interesse da mídia são alguns dos chavões apresentados a partir das declarações das jogadoras e na narração do filme, que atenta para a questão do preconceito. O decreto-lei nº 3.199, de 1941, que lança uma luz sobre a forma com que a prática desportiva por mulheres no Brasil foi e ainda pode ser encarada por alguns, é relembrado.


Veja um trecho de "Deixa que Eu Chuto"

"Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza", diz o artigo 54 do texto, que só foi revogado em 1980. Apesar disso, algumas particularidades intrínsecas da discriminação social seguem intactas.

Espaço de reafirmação de dominações na sociedade, tal qual a dos homens sobre as mulheres, o esporte, na avaliação do sociólogo Pierre Bourdieu, também é utilizado na tentativa de romper essas barreiras. "Driblando Obstáculos - O Futebol Feminino no Afeganistão", como o próprio nome indica, apresenta uma situação bem peculiar.

No documentário, a trajetória de uma equipe feminina afegã rumo à disputa do primeiro campeonato fora de seu país revela de modo ampliado os maus-tratos a que as mulheres daquele país foram submetidas pelos talebãs.

Algumas fortes imagens de mulheres sendo espancadas e executadas marcam o filme, que eleva o popular esporte à condição de potencializador da autoestima e de inserção social das adolescentes afegãs.


Veja trechos do documentário Driblando Obstáculos

DRIBLANDO OBSTÁCULOS - O FUTEBOL FEMININO NO AFEGANISTÃO

Quando: nesta sexta, às 21h; 14 anos

Onde: GNT - Globosat

sábado, 24 de outubro de 2009

A CÉZAR O QUE É DE CÉZAR... A FERRUCIO O QUE É DE FERRUCIO
Paulo Medeiros*
Como o prezado leitor deve estar começando a perceber nestes artigos quinzenais, que através da benevolência do meu amigo Benê Lima tenho tido a oportunidade de apresentar, a independência de minhas colocações, muitas vezes críticas veementes, prezam o respeito à verdade e aos fatos, o que não é uma qualidade, mas uma obrigação.
Não posso me furtar, então, de reconhecer as qualidades do Exmo. Secretário Estadual de Esportes do Ceará (SESPORTE), Sr. Ferrucio Petri, demonstradas durante e após reunião realizada com representantes de ligas do futebol amador da região metropolitana de Fortaleza no início deste mês (outubro/2009), que tive a oportunidade de participar como convidado desses representantes de ligas, e em caráter voluntário.
A começar pela própria iniciativa do Secretário de provocar esta reunião de maneira inusitada: quando questionado em audiência pública na Assembléia Legislativa sobre as dificuldades destes representantes no acesso à instituição por ele comandada, o Secretário respondeu que desconhecia este fato, quando então foi solicitado a autorizar o agendamento de uma reunião “o mais breve possível”. De pronto o Secretário indagou: ”o mais breve possível não, vamos nos reunir amanhã 8hs da manhã”, o que de fato aconteceu.
Como convidado das ligas, confesso que senti certo constrangimento durante a reunião ao perceber o esforço do Exmo. Secretário em tornar esta reunião produtiva em relação aos pleitos das ligas, porém nada lhe era apresentando de forma concreta e objetiva. Além de retóricas do tipo “antes a gente tinha isso e aquilo, e agora não temos mais”, o que se viu claramente é a desunião destas ligas, que começa na disputa pela sua representatividade entre as instituições Sindicato das Ligas e Federação das Ligas, e a falta de um projeto efetivo para estes pleitos. Detalhe lamentável: isto tudo em pleno andamento de uma reunião executiva com o Secretário de Esportes do Estado do Ceará.
Ao final da reunião, aproveitando a oportunidade, relatei resumidamente ao Secretário o perfil básico do projeto de inclusão social Meninas da Bola que está sendo elaborado, com nossa colaboração, pela Liga Cearense de Futebol Feminino, e que contempla objetivos para favorecer estas crianças como redução da prostituição infantil, da violência doméstica e urbana, do ingresso na criminalidade e da evasão escolar. Imediatamente o Sr. Ferrucio determinou à sua assessoria que agendasse reunião para conhecer os detalhes deste projeto e incluir a SESPORTE na sua implantação.
Portanto, como na Roma antiga, a Ferrucio o que é de Ferrucio. Não posso deixar de reconhecer o mérito do Exmo. Sr. Secretário Ferrucio Petri em atuar com dinamismo e objetividade à frente da SESPORTE, e sugerir a alguns dirigentes que sejam mais organizados em seus pleitos junto a esta instituição.
Ficou evidente o desapego do Exmo. Secretário a favorecimentos e ingerências políticas, e mais evidente ainda o encaminhamento social que tem destinado às prioridades da entidade sob seu comando.
*apaixonado por esportes e PhD em economia

domingo, 18 de outubro de 2009

Marta levanta à Taça: desabafo dela emocionou a todos!


Marta espera que clubes se inspirem no título do Santos

AE - Agencia Estado


SANTOS - Depois de conquistar a Copa Libertadores de Futebol Feminino ao ajudar o Santos a golear o Universidad Autônoma por 9 a 0, neste domingo, na Vila Belmiro, a meia-atacante Marta se emocionou com o feito e espera que ele possa servir de exemplo para outros clubes do futebol brasileiro investirem na modalidade também em suas equipes femininas.

O Santos apostou na contratação de Marta, eleita três vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa, além de outras estrelas do futebol feminino, como a atacante Cristiane. "Que este movimento não pare por aqui e que a temporada beneficie as meninas que jogam no Brasil. Sabemos jogar bola. Futebol é para mulher também. Gostaria de ver os clubes grandes se inspirando na iniciativa do Santos e que montassem suas equipes femininas", afirmou Marta, que ainda disse: "Este título dedico à minha mãe, à nação santista e ao povo brasileiro. Parece um sonho e estou muito emocionada".

A atacante Cristiane, que não participou da decisão deste domingo por cumprir suspensão, também aposta no crescimento do futebol feminino do Brasil com a conquista do Santos. "Pena que hoje (domingo) fiquei na agonia só torcendo do lado de fora, mas deu tudo certo. Agradeço muito ao público que nos apoiou nestes jogos e tenho certeza de que o futebol feminino vai crescer ainda mais", ressaltou.

O técnico da equipe do Santos, Kleiton Lima, também destacou o momento que considerou marcante para a história do futebol feminino do Brasil. "Acabamos de participar de algo bem grande. Este é o princípio da colheita. A gente tem semeado há muito tempo e hoje estamos começando a colher os resultados do trabalho. O torneio (Libertadores) com certeza foi um divisor de águas. Hoje (domingo) foi um momento especial com quase 15 mil pessoas na Vila e na sexta-feira quase 10 mil no Pacaembu (na semifinal). É um momento marcante na minha carreira de 15 anos com o futebol feminino. Sempre sonhei com um momento como esse", disse Lima.

Os discursos da meia Érika e da zagueira Aline também seguiram a mesma linha após a conquista. "Precisávamos deste título inédito para alavancar o futebol feminino, que deve ser visto de forma profissional", disse Érika. "O Santos está sendo pioneiro através da estrutura que montou. Está todo mundo feliz e satisfeito e espero que (esse momento) dure por muito tempo", acrescentou Aline.
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domingo, 11 de outubro de 2009

Retrospectiva do 1º Seminário Cearense de FF



























Encontro balizou os caminhos para o desenvolvimento do futebol amador, sobretudo o feminino, no estado do Ceará


O sucesso do evento deveu-se muito mais a seu conteúdo que à presença de público


O “I SEMINÁRIO CEARENSE DE FUTEBOL FEMININO” sem dúvida cumpriu inteiramente sua finalidade, o que deixou nos dirigentes da Liga Cearense de Futebol Feminino (LCFF) o sentimento de gratificação pelo dever cumprido.


No que pese a quase total falta de apoio, a LCFF, principalmente através de seus dois dirigentes que de maneira especial estiveram à frente da organização do evento (o Presidente, Professor Sérgio Ricardo, e o Coordenador Técnico e Assessor de Comunicação da entidade, o radialista Benê Lima), manteve-se firme no propósito ousado de desbravar o caminho ascensional do esporte amador em nosso estado, notadamente o do futebol feminino.


Tendo como principal mote a criação de uma relação sistêmica entre o futebol dito profissional e o amador, isto por si só já conferiu ao Seminário uma importância que transcendeu a idéia expressa em seu título. De um encontro para a discussão apenas da conjuntura do futebol feminino, ele passou a incorporar uma mais ampla discussão, que açambarcou o futebol de uma maneira geral. E, como se não bastasse, ainda sinalizou com a propositura de uma relação sistêmica, que criaria uma unidade funcional para o futebol. Ou seja, o futebol amador e o profissional operariam sob os mesmos parâmetros e sob a mesma estrutura organizacional (técnica e administrativa), a fim de que fossem eliminados os descompassos que se vêem, sobretudo no ambiente em que são formados os novos valores.


A finalidade do nivelamento das estruturas de um e de outro (amador e profissional) é fazer com que o futebol amador ganhe em importância na formação de novos valores, e que o futebol profissional passe a ver o amador como um parceiro imprescindível. Desse modo, até mesmo o ônus que recai sobre os clubes profissionais, em razão de se verem obrigados à bancarem a construção de custosos centros de formação de atletas, diminuiria sensivelmente, pois as fases primárias deste processo de forja de atletas caberia, fundamentalmente, ao times amadores.


Outro aspecto tornado translúcido no Encontro, foi a finalidade da LCFF, que tem se apresentado à sociedade em geral (e não só ao meio desportivo) como detentora de uma visão revolucionária em nosso meio, trabalhando para fazer florescer as sementes da educação, da inclusão social e do exercício da verdadeira cidadania. E o maior destes exemplos é o Projeto “MENINAS DA BOLA”, que há alguns anos é levado a efeito pela entidade (LCFF), em diferentes núcleos implantados em bairros periféricos.


Vale ressaltar que o “Meninas da Bola” também habilitou a LCFF como participante do Desafio GameChangers, do Changemakers, evento promovido e organizado pelo consócio ASHOKA/NIKE. Isso valeu à LCFF ser citada no Relatório Final do Desafio (por sinal um brilhante relatório de 30 páginas), como tendo dado sua contribuição para o sucesso de tão grandioso evento.


Outro fator a ser destacado, é a condição da LCFF de administradora, na cidade de Fortaleza, do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (o PELC-I), parceria entre os governos federal e municipal, condição esta obtida através de ‘Pregão’, do qual a entidade (a LCFF) tornou-se vencedora.


O Seminário realizado pela LCFF também teve a preocupação de roteirizar as palestras, de modo a que todas mantivessem algum foco naquilo que era a idéia dominante do evento. Por isso abrimos o ciclo de palestras com o tema ‘Ética’, com uma abordagem atual que levava em conta um mundo predominantemente capitalista. Portanto, mostrar a ética como produto e como tal ‘vendê-la’ foi nosso primeiro desafio.


Em seguida veio a idéia de trazer a abordagem multi e interdisciplinar para o evento, e para tanto contamos com a colaboração do empresário e professor Marcelo Marinho, do Instituto do Esporte Wanderley Luxemburgo (IWL), que levou aos presentes e deixou indelevelmente inscrito no histórico do Evento, a marca de sua visão empresarial acerca do futebol.


Outra presença marcante foi a do Vice-Presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), e Presidente-eleito, Mauro Carmélio, por ele representar o desejo e a expectativa de RENOVAÇÃO de todos os desportistas cearenses, representando ainda para o Encontro, um atestado de seu compromisso com as IDÉIAS que o permearam.

Destarte, lamentamos somente a falta de outros tipos de apoiadores ao Evento, bem como a quase total desatenção da grande mídia, que preferiu demonstrar desconhecimento pelo momento histórico que estava sendo produzido. Exceção feita a alguns veículos de grande penetração, como foram os casos de multimeios como Máquina do Esporte e Universidade do Futebol, além do Jornal Folha de São Paulo. No mais, apenas menos de meia dúzia mostrou-se sensível e parece ter entendido a magnitude do Evento.


Entendemos que ainda é tempo de renovarmos nossos agradecimentos a todos que participaram do I Seminário Cearense de Futebol Feminino, dizendo a estes que já temos convite para organizarmos o 2º Seminário, desta feita com maior apoio estrutural e logístico.


Atenciosamente,


LIGA CEARENSE DE FUTEBOL FEMININO (LCFF)


domingo, 4 de outubro de 2009

LCFF participa do sucesso do Pelc

Integração entre gerações será tema do Pelc em outubro




O programa irá estimular a troca de vivências entre pessoas de diferentes gerações


O Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), realizado pelo Ministério do Esporte, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), irá trabalhar a educação intergeracional durante o mês de outubro.


O objetivo é estimular o diálogo e a troca de experiências entre pessoas de diferentes gerações, através de atividades esportivas e de recreação.


Na última sexta-feira, 25 de setembro, a coordenação do Pelc e os agentes sociais se reuniram para planejar as ações do programa. Durante a reunião, os agentes sociais relataram suas experiências sobre a implantação do programa nas comunidades.


Segundo a coordenadora de núcleos do Pelc, Isalice Gomes, a ideia de adotar a intergeracionalidade como eixo central faz alusão aos dias 27 de setembro e 1º de outubro, quando se comemora o Dia do Idoso e o Dia Internacional do Idoso, respectivamente. Já no dia 12 de outubro, comemora-se o Dia da Criança. “Resolvemos aproveitar a oportunidade para estimular o encontro entre gerações através das atividades do Pelc”, afirmou a coordenadora.


O titular da Secel, Evaldo Lima, também marcou presença no encontro. Para o secretário, “o Pelc é um programa muito importante, uma vez que trabalha uma nova dimensão para o esporte e o lazer, vistos como instrumentos da emancipação humana”. O programa também incentiva as comunidades a se apropriar e resignificar o uso dos espaços e equipamentos públicos.

Saiba mais sobre o Pelc


O Pelc começou a atuar em Fortaleza no mês de julho e tem duração de um ano. O programa visa a suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, principalmente, em áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).


A meta do PELC é atingir quatro mil pessoas de modo direto e cerca de 60 mil, indiretamente.


O programa funciona em 10 núcleos, abrangendo 12 comunidades: Planalto Pici, Canindezinho, Granja Lisboa, Conjunto Palmeiras, Conjunto Esperança, Planalto Ayrton Senna, Pirambu, Goiabeiras, Parque Santa Filomena, Conjunto Ceará, Genibaú e Granja Portugal.


As equipes do Pelc são formadas por professores e estudantes de Educação Física, professores de dança, arte-educadores, capoeiristas e instrutores desportivos oriundos das comunidades atendidas.



Fonte: Site da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza


sábado, 3 de outubro de 2009

Estudo aponta que futebol é mais benéfico para mulheres do que a corrida
A pesquisa, realizada ao longo de dois anos, investigou os efeitos fisiológicos, sociológicos e psicológicos da prática esportiva
Equipe Universidade do Futebol

Pesquisadores dinamarqueses realizaram um estudo que concluiu que o futebol feminino mantém as mulheres maus em forma do que a corrida e possui menor taxa de abandono pelas praticantes. O trabalho foi publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports.

A pesquisa, realizada ao longo de dois anos, investigou os efeitos fisiológicos, sociológicos e psicológicos da prática esportiva em 100 mulheres adultas e ainda em idade fértil.

Diferentemente do que sugere o senso comum, o estudo demonstrou que o fato de a corrida ser uma atividade mais flexível quanto a local e horário torna a fidelidade ao esporte mais difícil que ao futebol, que requer horários e locais específicos.

"O interessante é que as jogadoras de futebol têm uma motivação diferente das corredoras. As corredoras são motivadas pelo desejo de ficar em forma, enquanto que as jogadoras motivam-se pelo jogo e pela interação social", cometou a pesquisadora Laila Ottesen.

Em relação aos benefícios para a saúde, Peter Krustrup, líder do estudo, afirmou que o futebol associa treino cardiovascular e de força, enquanto que a corrida tende a focalizar apenas na parte cardíaca. Krustrup disse ainda que o treinamento de força é importante para reforçar ossos e músculos para a idade avançada.