quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Editorial

O futebol pelo futebol não nos interessa

A Liga Cearense de Futebol Feminino (LCFF), nasceu e tem crescido sob a égide da atividade esportiva, mas tendo a inspirá-la a consecução do ideal educacional, do exercício da cidadania e da promoção da socialização dos ‘excluídos’.

Mas a nossa atitude não se restringe a somente pensarmos o futebol feminino em especial, nem o futebol em geral em última instância. Antes, temos buscado dotar nossa Entidade do capital humano e intelectual que nos permita a concretização dos mais elevados ideais, para promovermos a mais completa adequação das ações da LCFF às atuais exigências do ‘fazer esportivo’. Essa, portanto, é a mais relevante contribuição que temos a dar, não só às atletas, mas à sociedade em geral. Evidentemente que não iremos mudar o mundo, mas isso não impede que nos inspiremos na ‘filosofia do beija-flor’, expressa pela alegoria que encerra a importância de fazermos a nossa parte, carregando a nossa ‘gota-parte’ no bico, para apagar o incêndio que tem tomado conta dos nossos espíritos.

Do ponto de vista mais prático e/ou empírico, porém sem descuidarmos do amparo do critério científico, estaremos promovendo a difusão do conhecimento, inspirados pela conjunção das metodologias que contemplam a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade, e a altissonante transdisciplinaridade. Tudo isso para a obtenção de melhores resultados humanos, antes mesmo de qualquer evolução de caráter financeiro e patrimonial que a nossa Entidade possa experimentar.

Temos animado também a idéia da qualificação de monitores e facilitares que integram o ambiente do futebol feminino, bem como a re-qualificação dos dirigentes que permeiam esse ‘universo’. Pois, como diz Jacob Bazarian, em seu livro O Problema da Verdade, “se os poucos que sabem muito, não ensinarem aos muitos que sabem pouco, todos seremos vítimas da ignorância e da servidão”.

Por fim, além de queremos dar visibilidade à nossa existência como Entidade Desportiva e Educacional, pretendemos ainda, de forma a mais translúcida, evidenciar nossa necessidade de agregarmos apoio para nosso projeto e para nossas iniciativas, queremos declarar nossa premência em incorporarmos parcerias, e sobretudo nossa carência de patrocínios.

Todavia, no que pese todas as dificuldades inerentes às iniciativas de cunho sócio-cultural, mantemos nossa determinação em construirmos o caráter de perenização do projeto em curso, contando, obviamente, com o apoio dos diferentes segmentos sociais. Afinal, temos consciência de que não merecemos o desdém nem a indiferença da sociedade, principalmente porque trabalhamos, incansável e incessantemente, para, em última análise, melhorarmos a consistência do ‘tecido social’ do qual nos ‘vestimos’.

Sigamos, pois, em frente e para o alto.
.
LCFF - Liga Cearense de Futebol Feminino
.
.

Nenhum comentário: